A mais recente criação da marca do Cavallino Rampante é o 812 Superfast. Contudo, apesar dessa sugestiva denominação, está para se ver se é mesmo super-rápido. Mas já lá vamos, pois é bom ter presente que Ferrari lentos ou até “remediados”, em matéria de acelerações ou de velocidade máxima, é coisa que não há. Nem nunca houve.

O primeiro veículo produzido por Enzo Ferrari, numa época em que o anterior acordo com a Alfa Romeo não lhe permitia ainda criar a sua própria marca, foi o Auto Avio Costruzioni 815 (conhecido como AAC 815) que, como a denominação parece indicar, tinha um motor de 8 cilindros em linha (na realidade eram dois blocos de 4 cilindros do Fiat 508C Balilla, soldados) e 1,5 litros de capacidade. Estávamos em 1940 e este F1 da altura pesava apenas 625 kg e debitava a “loucura” de 75 cv.

O sucessor do AAC 815 surgiu sete anos depois, e já após a guerra, exibindo pela primeira vez um emblema Ferrari. Era o 125 S (de Sport), de construção similar ao 815, embora em termos mecânicos se diferenciasse especialmente por ter montado um motor V12, sempre com 1,5 litros, mas agora com 118 cv. E se este primeiro Ferrari era uma máquina, deste então o fabricante de Maranello não mais parou de ser uma das referências mundiais, tanto em termos de veículos de competição, como de desportivos de série, para circular na via pública.

Todos passam pelo teste de Fiorano

Além dos desportivos espectaculares, em termos de design e de sofisticação mecânica, a Ferrari tem ainda outra característica que a diferencia dos restantes fabricantes de automóveis, sobretudo dos que se dedicam aos superdesportivos, que consiste em possuir a sua própria pista. Construída em 1972, Fiorano já viu por lá passar de tudo, desde os fórmulas com que a marca disputa os Grandes Prémios de Fórmula 1 (F1) a todos os outros veículos que a casa de Maranello vende ao público.

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E são exactamente os 2.997 metros do circuito que permitem organizar os superdesportivos da marca italiana segundo a sua eficácia e rapidez, isto numa pista em forma de “8” onde os F1 atingem uma velocidade máxima de 290 km/h na recta principal e uma média de 160 km/h por volta.

É claro que os valores relativos aos veículos homologados para circular em estrada são algo inferiores, com o modelo de série mais rápido a ter conseguido rodar a uma média de 135 km/h, ficando pois longe dos 55 segundos e 999 milésimos que Schumacher fixou num F1, em 2004. Mas isso não os impede de se bater com vigor, tentando ser mais rápidos do que o seu antecessor e, se possível, assumirem o invejável primeiro posto no ranking dos mais rápidos de sempre, entre os modelos que exibem o Cavallino Rampante.

Descubra na fotogaleria quais são os mais velozes superdesportivos deste reputado fabricante, num ranking elaborado de acordo com os tempos obtidos em Fiorano – pista onde ainda não há valores oficiais para o 812 Superfast. Pelo que fica a dúvida: será mesmo este o mais veloz dos exuberantes modelos que a casa italiana, sediada em Maranello, produziu até hoje?

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