Se a influência de Ivanka Trump na Casa Branca já era notória, o seu irmão Eric deu agora mais uma ajuda a reforçar essa reputação. O terceiro filho de Donald Trump, numa entrevista ao britânico The Telegraph, garante que a sua irmã terá sido determinante na decisão do presidente norte-americano em lançar mísseis contra uma base militar na Síria na quinta-feira da semana passada, em resposta a um ataque químico do regime de Bashar al-Assad poucos dias antes. “Tenho a certeza disso”, adiantou Eric Trump.

Ao jornal, Eric explica como a irmã se movimenta nos corredores da Casa Branca. “Ivanka está ao lado dele em Washington. Não está envolvida em tudo, por isso, entra e sai com assuntos que lhe interessam genuinamente. Mas, quando se tem acesso frequente a um determinado nível de poder, e isso vê-se nos negócios também, muitas pessoas vão dizer ‘sim’ só porque estão a falar com o ‘chefe'”. E a irmã Ivanka, reforça, “nunca tem medo de dizer não”, por isso tem uma influência positiva sobre o pai.

Eric justifica a sua convicção: “Ivanka é mãe de três crianças e tem influência. De certeza que ela lhe disse: ‘isto é horrível'”, aludindo ao ataque com armas químicas que terá matado pelo menos 87 pessoas, entre as quais mais de 30 pessoas, na Síria. A própria Ivanka reagiu publicamente, através da sua conta no Twitter, ao ataque químico aéreo lançado na província de Idlib. “Estou indignada e de coração partido com as imagens que chegam da Síria após o atroz ataque químico” lançado no início da semana passada, escreveu.

E, dois dias depois, manifestou o seu apoio à atitude de Donald Trump. “Os tempos que vivemos exigem decisões difíceis. Estou orgulhosa do meu pai por se recusar a aceitar estes crimes hediondos contra a humanidade”, comentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aliás, uma das virtudes que o jovem empresário destaca na família Trump é a dinâmica um pouco diferente que vivem: “De vez em quando pudemos puxar alguém para o lado e dizer: ‘sem faltar ao respeito, mas talvez possas pensar sobre isto… ou talvez tenhas pisado o risco aqui…”, explica Eric. “Penso que dá um sinal um pouco mais fora do comum do que ter 37 pessoas sentadas à volta de uma mesa com a única preocupação de agradar.”

Ao jornal, o terceiro filho de Donald Trump admitiu ainda estar convicto de que o presidente dos EUA não se ficará por aqui. “O meu pai vai agir em tempos assim. Aliás, há dois anos ele era contra fazer qualquer coisa contra a Síria. Mas depois o líder de um país decide gasear o seu próprio povo, mulheres e crianças…” Uma imagem que, assegura, “afetou profundamente” o seu pai, ao ver tantas crianças feridas e em sofrimento depois de serem atingidas com armas químicas. “Foi horrível. Estes tipos são uns selvagens, ainda bem que o meu pai reagiu desta maneira.”

A certa altura, a América tem de agir como a superpotência e líder global que é, avançar e agir. Ele conseguiu-o com o apoio dos nossos aliados e penso que isso é um grande feito”, confessou EricTrump ao TheTelegraph.

Uma conselheira (cada vez mais) ativa na Casa Branca

Com 33 anos, Eric Trump assumiu a gestão do império imobiliário do pai juntamente com o irmão mais velho Donald Jr. Ao contrário da irmã Ivanka, Eric não tem um gabinete na Casa Branca, não participa em atividades da administração Trump e quer manter-se longe da política, confidenciou na mesma entrevista, que decorreu no resort de golfe de Turnberry, em Ayrshire, na Escócia.

Já a irmã — tal como o seu marido, Jared Kushner, um dos homens de confiança de Donald Trump — tem mantido um papel bem ativo junto do presidente norte-americano nos últimos três meses. Mesmo não sendo remunerada pelas funções de conselheira, Ivanka Trump tem acompanhado o pai em visitas e encontros oficiais, até mesmo com outros chefes de Estado — como aconteceu recentemente com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, ou com a chanceler alemã, Angela Merkel.

E, durante a visita do presidente da China aos Estados Unidos, também na última semana, contou com uma participação especial de dois dos três filhos: Arabella e Joseph cantaram em mandarim para Xi Jinping e a mulher, Peng Liyuan, num encontro social no resort de Mar-a-Lago. Um momento que também partilhou com os seus seguidores.