A explosão que atingiu uma esquadra da polícia na terça-feira na cidade turca de Diyarbakir — e que fez três vítimas mortais — afinal não foi um acidente mas sim um ataque terrorista, segundo as informações transmitidas à comunicação social, esta quarta-feira, pelo ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu.

A tese original das autoridades era de que a explosão, que ocorreu dentro de uma área destinada à reparação de veículos, tivesse sido um acidente. Na quarta-feira, contudo, o ministério adiantou que as investigações tinham concluído tratar-se de um ato intencional.

“Acontece que afinal a explosão foi o resultado de um ataque terrorista. Foi escavado um túnel através do exterior onde foram colocados explosivos”, disse Suleyman Soylu que não adiantou quem são os suspeitos mas confirmou que cinco pessoas foram detidas por suspeita de participação no ataque.

A Turquia vai este domingo a votos para decidir (ou não) incluir na sua Constituição 18 emendas que visam “limpar” de vez a influência dos militares no governo do país mas que também reforçam bastante os poderes do presidente Recep Erdogan, que se tornará um presidente executivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR