Vários estabelecimentos de três centros comerciais venezuelanos, entre os quais uma loja de um cidadão português, foram saqueados esta quarta-feira em Guarenas, uma cidade dormitório do Estado de Miranda (leste de Caracas), onde residem milhares de portugueses.

Fontes da comunidade portuguesa disseram à Lusa que o estabelecimento em causa é uma loja de bebidas alcoólicas. Os saques verificaram-se ocorreram pelas 01h30 locais (06h00 em Lisboa), quando dezenas de pessoas forçaram a entrada nos centros comerciais Miranda, Trapichito e Samán Plaza.

A população local acordou ao som de disparos de balas de borracha efetuados por efetivos da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) que tentou restabelecer a ordem. A imprensa local dá conta de que as pilhagens afetaram um salão de beleza, uma sapataria, várias lojas de telemóveis e de produtos elétricos, uma loja de roupa, uma papelaria, tendo sido ainda causados danos materiais numa sucursal do banco BOD. Nenhum supermercado ou loja de produtos alimentares foi alvo de pilhagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR