A Páscoa está mesmo aí à porta e isso significa que depois de todos os ovos, amêndoas e chocolates, é bem capaz de se sentir um pouco culpada. Mas não há razões para tanto drama, sobretudo se preferir chocolates com alto teor de cacau.

Segundo a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), o cacau é naturalmente amargo sendo, por isso, confecionado com açúcar e outros ingredientes como leite e frutos secos. Uma barra de chocolate de leite clássica contém apenas cerca de 30% de cacau e tudo o resto são açúcar, manteiga de cacau, leite, aromas… Daí o chocolate preto ser uma alternativa nutricionalmente mais interessante — contém mais de 70% de cacau e esse sim tem várias vantagens: reduz o stress, diminui a dor, induz satisfação, tem efeitos anti-depressivos, melhora o fluxo arterial e tem efeitos benéficos no coração, entre outras maravilhas.

E, claro, o chocolate também é um aliado na beleza. O site Forever Young do famoso dermatologista Nicholas Perricone, explica que o cacau contém mais antioxidantes do que muitas frutas e legumes (o dobro dos antioxidantes do vinho e cinco vezes mais que o chá verde) e destaca que há um produto químico dentro do cacau que ajuda a proteger a pele dos efeitos da exposição solar e que pode ter um papel importante na prevenção do envelhecimento.

© Getty Images/iStockphoto

Isso já ajuda a explicar o porquê de tantas marcas estarem a apostar neste ingrediente na criação de máscaras, bálsamos, cremes de corpo, esfoliantes, produtos de banho, leites de limpeza e até produtos de cabelo. Além do seu poder hidratante, o cacau ajuda a combater os radicais livres e é um excelente ingrediente anti-idade.

Na fotogaleria reunimos uma cesta cheia, não de ovos mas de cosméticos à base de cacau para que, depois da Páscoa, tenha o seu momento de indulgência garantido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR