São dados relevantes. No ano de 2016, e de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, as autoridades portuguesas impediram a entrada de 537 pessoas em território nacional por razões de segurança.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias, que dá conta de outros detalhes: das 537 pessoas que foram impedidas de entrar em Portugal, 443 eram de países terceiros, tinham antecedentes criminais, foram expulsos de Estados Schengen, eram imigrantes ilegais e estavam sujeitos a ordens de não admissão ou permanência nesta zona de livre circulação. Os outros 94 eram alvo de mandados de detenção europeu, foram detidos e extraditados.

Estas operações, explica o mesmo jornal, surgem na sequência de alertas de segurança no Sistema de Informação Schengen (SIS), a maior base de dados europeia de controlo de fronteiras, ligada a 29 países. Segundo o Diário de Notícias, foram também referenciados nas fronteiras nacionais 960 estrangeiros alvo de vigilância “discreta e especial” a pedido de autoridades dos Estados membros e 424 estrangeiros procurados por outros países europeus no âmbito de processos judiciais em curso, ainda que nestes casos a identificação destes indivíduos não implique a proibição de entrada, mas antes um pedido de paradeiro.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, os países com mais alertas registados são a Itália (19,5 milhões), a Alemanha (10,1 milhões) e a França (9,3 milhões). Em 2016, estavam ativos no sistema um total de mais de 70 milhões. Até ao final do ano, existiam cerca de 830 mil pessoas procuradas pelas autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR