Donald Trump disse numa conferência esta quarta-feira que a “a NATO já não é obsoleta”, acrescentando que a organização tem sido um “apoio na paz e segurança internacional”. O presidente dos Estados Unidos falava ao lado de Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, que também estava presente na conferência.

Ao salientar a importância da NATO no combate ao terrorismo, Trump apelou para que os países membros cumpram as suas obrigações financeiras, com a contribuição de 2% do PIB de cada país, dentro de uma década, “ao invés de contarem com os EUA para compensar a diferença”. “Se os outros países pagarem a sua parte, todos nós estaremos muito mais seguros e a nossa aliança será muito mais forte”, garante Trump.

Jens Stoltenberg agradeceu a Trump pelo apelo feito à falta de pagamento de alguns países e acrescentou: “Já estamos a ver os efeitos do seu investimento na importância da partilha de encargos na aliança”.

Pouco tempo antes de tomar posse, em janeiro, Trump disse que a NATO era “obsoleta porque foi criada há muitos, muitos anos” e criticou os países membros por não estarem a pagar à organização o que era suposto.

Trump diz que a Alemanha deve dinheiro à NATO

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR