A Nio, uma das startups chinesas para o veículo eléctrico, decidiu levantar um pouco do véu sobre aquele que, garante agora a companhia, será o seu primeiro modelo de produção. O qual, embora anunciado através de um teaser, deixa ainda muito para descobrir.

Com apresentação mundial desde já agendada para o próximo Salão Automóvel de Xangai, cujas portas abrem lá mais para o final do mês, o primeiro modelo de produção da Nio poderá, de resto e tentando descortinar um pouco da imagem agora divulgada, vir a ser uma espécie de SUV. Que, na imagem agora libertada, enverga uma pintura exterior azul clara, com tejadilho contrastante, a negro.

Mais interessante que a pintura é, sem dúvida, a opção escolhida para as portas, que, segundo algumas informações avançadas, poderão ser do tipo asa de gaivota. Ou seja, idênticas, por exemplo, às do Tesla Model X. As dúvidas quanto à utilização desta solução, tão apelativa quanto complexa (veja-se os problemas que a marca norte-americana tem tido com as portas do seu Model X), deverão, contudo, ficar desfeitas dentro em breve; se não aquando da divulgação de um possível futuro teaser, certamente após a apresentação oficial do modelo, em Xangai.

Recorde-se que a Nio começou por se dar a conhecer através da apresentação de um protótipo de superdesportivo eléctrico, conhecido apenas pela sigla EP9 e já equipado com condução autónoma. Ao qual se seguiu um segundo concept, de nome Eve, antevendo um hatchback – também ele não só eléctrico, como também a prometer a capacidade de se conduzir sozinho. Mas a verdade é que nenhum destes projectos parece ter merecido o privilégio de inaugurar as futuras de linhas de produção da startup.

A Nio anunciou já a intenção de, após a apresentação deste primeiro modelo de produção, dar a conhecer a versão de produção do concept Eve, com vista ao seu lançamento no mercado norte-americano, lá mais para o final da década, em 2020. Na base desta ofensiva de produto está a recentemente anunciada entrada no capital da startup do gigante chinês da tecnologia Baidu, o qual terá contribuído de forma significativa para os perto de 574 milhões de euros que a Nio terá reunido junto de novos investidores. Valor este que, por outro lado, permitirá aos engenheiros manter o desenvolvimento de novos produtos na potência máxima. Pelo menos, enquanto o dinheiro durar.

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