Uma parte do espetáculo associado à exposição “Real Bodies”composta por uma série de múmias, órgãos e partes do corpo humano, foi cancelada em Roma, Itália, por ter provocado tonturas e desmaios aos visitantes. O espetáculo esteve no centro Guido Reni District durante apenas quatro dias. O resto da exposição pode ser visitada até 2 de julho.

Um crânio desarticulado. Créditos: Real Bodies.

De acordo com o relato do El País, as atuações ao vivo obrigaram pelo menos treze turistas a receber assistência médica. Nessas atuações, que tinham como missão explicar como funciona a pele humana, os artistas da “Wild Suspension Team” (que se traduz para Equipa de Suspensão Selvagem) ficam suspensos no ar, presos através de ganchos de metal que os agarram pela pele. Ao lado dos artistas estava exposta a pele dissecada de uma pessoa real. Ao ver o sangue provocados pelos ganchos na pele, um jovem de 16 anos desmaiou e bateu com a cabeça. Duas raparigas, com 18 e 26 anos, foram retiradas do público porque se queixaram de tonturas durante o espetáculo. Os outros turistas sentiram-se mal ao assistir à exposição de cadáveres.

A organização do evento afirma que se “sente na obrigação de cancelar a exibição” porque acreditam que “mantê-la eliminaria a possibilidade de admirar esta técnica incrível de admirar esta técnica incrível anunciada há muito”. E acrescenta: “As suspensões eram apenas para fins científicos e, é claro, que não esperávamos uma reação de sofrimento e de impressão por parte do público”.

“Real Bodies”, que também já passou por Portugal, é composta por 350 elementos, como esqueletos, crânios e fetos conservados em frascos. Na exposição podem ver-se fraturas em ossos, próteses, tumores ou órgãos danificados por doenças graves, como ovários com quistos, fígados atacados pela cirrose ou hepatite ou próstatas e mamas com cancro. Uma das exposições mais famosas é a de múmias a que foram retirados os músculos e depois foram colocadas em cima de bicicletas em andamento para explicar como se movimenta o corpo. Outra exibição importante é a que mostra gémeos monozigóticos (que resultaram da fertilização de um só óvulo por dois espermatozoides ainda envoltos na placenta.

Múmia sem músculos mostra como se movimenta o corpo humano em cima de um bicicleta. Créditos: Real Bodies.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR