O arcebispo de Caracas pediu na quarta-feira ao Governo venezuelano que ponha fim à repressão violenta dos manifestantes e aos “coletivos”, grupos de motociclitas armados, apoiantes do regime, que atacam opositores. “Expressamos preocupação pela repressão violenta, por parte do Governo, e pedimos para que a detenha. Inteligente seria que o Governo permita as manifestações, mas principalmente que resolva os problemas”, disse Jorge Urosa Savino, em conferência de imprensa, em Caracas.

O pedido da Igreja Católica surgiu no mesmo dia em que grupos de “coletivos” entraram na basílica de Santa Teresa e intimidaram centenas de pessoas que veneravam o Nazareno de São Paulo, uma tradição que assinala a Semana Santa no país.

Urosa Savino defendeu que o Governo deve acabar com os “coletivos”: “Esses grupos de civis armados que são ilegais, que cometem delitos, que atuam com muita impunidade e que o Governo [do Presidente Nicolás Maduro] não pode continuar a proteger”. O arcebispo sublinhou que o Vaticano acompanha permanentemente o que acontece na Venezuela.

O reitor da Universidade Católica Andrés Bello, Francisco José Virtuoso, afirmou que a instituição académica “não deve, nem pode permanecer calada perante a violação de direitos humanos e impunidade na Venezuela”. “Protestar não é um delito, é um direito humano que deve ser respeitado e garantido pelo Estado, como estabelece a Constituição”, sublinhou o reitor, na mesma conferência de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os venezuelanos querem que o Governo reconheça plenamente o parlamento e restitua todas as suas funções, que convoque eleições regionais e municipais, como previsto na Constituição e com plenas garantias, afirmou.

Francisco José Vitorino defendeu também que as autoridades venezuelanas devem anular a decisão que proíbe o governador e ex-candidato da oposição Henrique Capriles de exercer cargos públicos durante os próximos 15 anos. O reitor acrescentou que o Governo deve libertar os presos políticos e ter em conta a grave “rutura da ordem constitucional”, denunciada pela procuradora-geral da República, Luísa Ortega Diaz, das duas sentenças do Supremo Tribunal venezuelano.

As sentenças, emitidas a 30 de março pelo Supremo, limitavam a imunidade parlamentar e atribuíam àquele tribunal os poderes do parlamento, atualmente controlado pelos opositores ao Governo de Maduro. Um dia depois, Nicolas Maduro convocou um conselho de segurança e pediu ao tribunal para rever as decisões, levando o Supremo a anunciar a anulação da sentença de assumir os poderes legislativos da Assembleia Nacional (parlamento).