O maior feriado nacional da Coreia do Norte celebra-se este sábado, motivo pelo qual as ruas de Pyongyang se encheram de militares fardados, numa marcha aparentemente cronometrada ao segundo e que serviu como demonstração do poderio militar do país comunista, numa altura em que aumentam as tensões com os EUA.

Veja na fotogaleria acima as melhores imagens das celebrações.

O feriado, que comemora o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung — considerado o fundador do país comunista e o avô de Kim Jong-un, atual líder do país — é uma das raras ocasiões em que os media são autorizados a entrar na Coreia do Norte.

A verdadeira Coreia do Norte explicada pelos “traidores” em 94 fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Coreia do Norte. Dentro do metro mais misterioso do mundo

As celebrações do “Taeyangjeol” (“Dia do sol”) foram, assim, transmitidas pela comunicação social e as imagens não deixam de surpreender: há fotografias de colunas de soldados organizadas, frotas de tanques e o desfile de mísseis balísticos de longa distância, tal como já vem sendo tradição no país.

Durante a parada militar foram exibidos, segundo o The New York Times, três tipos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), um deles aparentemente novo. No entanto, há analistas que alertam para a possibilidade de o projétil ser falso, uma vez que o regime já antes exibiu maquetas falsas de mísseis em desenvolvimento. O jornal refere ainda que, apesar das ameaças da Coreia do Norte, o país ainda não testou nenhum ICBM capaz de atravessar o oceano Pacífico.

Um dos mísseis exibidos durante o desfile de caráter militar. Wong Maye-E/AP/Bloomberg

A marcha militar aconteceu numa grande praça da capital, batizada em homenagem a Kim Il-sung, sob o olhar atento do atual líder norte-coreano.

Coreia do Norte: longe dos festejos do regime, a pobreza e o isolamento da população