Tech Auto

Este carro voador vai aterrar no Mónaco dia 20

Há muitas promessas de carros voadores, mas a AeroMobil anunciou que o seu automóvel com asas vai aterrar no Mónaco já para a semana. No Top Marques, o salão que acolhe os melhores brinquedos de luxo.

Autor
  • Alfredo Lavrador
Mais sobre

A AeroMobil vai estar presente na próxima edição do Top Marques, o salão de “brinquedos” de todos os tipos, mas necessariamente dispendiosos, que o Mónaco acolhe anualmente. Se isto não é a novidade mais sumarenta, experimente esta: o seu carro com asas vai voar até ao principado e aterrar bem na frente de muitos dos seus potenciais clientes.

Há muitos construtores desejosos de serem os primeiros a fazer um carro voador fiável e prático, a começar pela gigantesca Airbus, com o grupo de candidatos a incluir sobretudo muitos fabricantes de menores dimensões e quase desconhecidos do grande público, cujos projectos, na maioria dos casos, dificilmente irão descolar da folha de papel.

Mas há excepções. Um destes exemplos chega-nos pela mão da eslovaca AeroMobil, cujo projecto já vai na versão 4.0 – depois do 3.0 apresentado em 2014 –, com o fabricante a estar convencido que pode iniciar a comercialização e, consequente produção em série. Assim os clientes se mostrem interessados.

A mais recente versão do AeroMobil deverá manter o seu habitáculo de dois lugares, bem com o motor, um Rotax 912 com quatro cilindros e 100 cv, capaz de lhe permitir 160 km/h na estrada e 200 km/h no ar. O “apetite” do AeroMobil não assusta, ficando-se pelos 8 litros aos 100 km quando estiver a fazer de automóvel, para depois passar para os 15 litros à hora quando se transformar em avião. E, se os consumos atraem, a autonomia não lhe fica atrás, com o fabricante eslovaco a garantir 875 km cá em baixo e 700 km lá em cima.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site