Os jogadores do Lyon, entre eles o português Anthony Lopes, estiveram retidos no estádio do Bastia por não estarem garantidas as condições de segurança para que pudessem abandonar o local, na sequência de dois episódios de agressões que levaram ao cancelamento do jogo depois do intervalo. Entretanto, o jornal L’Équipe noticiou que a equipa já conseguiu abandonar o estádio, escoltada pela polícia, e está de regresso a Lyon. Ainda assim, segundo o RMC, os adeptos do Bastia atiraram vários objetos ao autocarro e a polícia chegou mesmo a usar gás lacrimogéneo para parar as agressões. Entretanto a equipa já chegou ao aeroporto onde vai apanhar o avião para Lyon e ali tudo correu tranquilamente.

https://twitter.com/Eurownews/status/853672056600145921

Tudo começou durante o aquecimento antes do jogo que ia opor o Bastia ao Lyon. Um grupo de adeptos invadiu o campo e tentou agredir os jogadores da equipa visitante. As agressões foram registadas em vídeo:

https://twitter.com/GFFN/status/853625261199380480

Neste vídeo vê-se um membro da segurança do estádio a tentar agredir um jogador:

Os jogadores regressaram rapidamente ao balneário aguardando uma decisão sobre se o jogo iria ou não ter lugar.

Anthony Lopes no centro da polémica

Apesar da resistência dos jogadores do Lyon em regressar ao campo, a Liga Francesa de Futebol decidiu que o jogo ia acontecer. E assim foi. Mas ao intervalo, nova confusão, desta vez com o guarda-redes português Anthony Lopes:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo acabou por ser cancelado, mas os problemas estão longe de terminar. A equipa do Lyon chegou a entrar no autocarro, mas não estando garantida a segurança pela polícia da Córsega, os jogadores regressaram ao estádio, onde ainda permanecem, segundo está a relatar o Get French Football, na conta de twitter:

A Liga Francesa de Futebol leu um comunicado sobre o sucedido, mas não aceitou perguntas dos jornalistas no local. Nesse comunicado explicam porque decidiram cancelar o jogo e prometem medidas disciplinares. Apelam ainda ao Bastia que identifique os adeptos que entraram em campo e trate da sua interdição em futuros eventos desportivos.

“Face ao comportamento inqualificável de uma parte dos adeptos no estádio Armand-Césari, a LFP pede ao SC Bastia que tome todas as medidas necessárias para proceder à interdição dessas pessoas no estádio e, mais genericamente, todas as medidas necessárias que permitam garantir a segurança dos jogos disputados no seu estádio.”