São já 29 os fabricantes de automóveis, fornecedores de componentes e empresas de tecnologia autorizados pelo Department of Motor Vehicles (DMV) a testar veículos autónomos nas estradas do estado norte-americano da Califórnia. Entre eles destaca-se um nome: o da Apple.

E destaca-se não só porque tudo o que envolve a empresa fundada por Steve Jobs tende a ser notícia, mas também porque nunca foi muito claro o seu posicionamento relativamente ao automóvel. Depois de vários anos apostada no desenvolvimento do seu próprio automóvel autónomo, a Apple terá abdicado desse projecto para passar a focar-se, neste capítulo, apenas na tecnologia relacionada com a condução autónoma.

A autorização solicitada, e agora concedida pelas autoridades californianas, volta a dar azo a todo o tipo de especulação, tanto mais que a empresa de Cupertino continua a recusar-se a prestar qualquer tipo de informação ou esclarecimento nesta matéria. Certo é que, como o próprio DMV fez saber, a Apple está autorizada, ao abrigo desta licença, a utilizar para o efeito três unidades do RX 450h de 2015, o popular SUV da Lexus, e seis condutores.

Mesmo que esta situação não seja, propriamente, invulgar no seu sector de actividade, já que outras suas congéneres de Silicon Valley, como a Google ou a Nvidia, requereram e receberam permissão semelhante, também não restarão grandes dúvidas de que a Apple não estará disposta a abdicar desse grande filão que parece ser a condução autónoma. Outra prova disso mesmo estará no facto de a Robert Bosch constar da sua lista de fornecedores, mesmo não se conhecendo os contornos da relação entre as duas empresas, e de a Apple ter publicamente informado a National Highway Traffic Safety Administration, a principal autoridade rodoviária estadounidense a nível nacional, que estaria a “investir fortemente no estudo da aprendizagem computacional e na automação”.

Claro que a licença em questão não significa que a Apple pretenda da mesma fazer uso para testar o seu próprio automóvel. Segundo adianta a Bloomberg, o gigante tecnológico deverá, em breve, dar início, em automóveis já existentes, aos testes do seu software de condução autónoma, desenvolvido em segredo numas instalações situadas bem perto da sua sede. Uma plataforma que, segundo a mesma fonte, deverá ser animada por um sistema operativo destinado a automóveis criado por uma equipa da Apple instalada no Canadá.

A grande questão é que esta solução foi concebida de molde a poder ser utilizada tanto num automóvel desenvolvida pela própria Apple, como a ser disponibilizada a fabricantes já existentes. Cresce, assim, a expectativa relativamente ao caminho que a empresa seguirá neste domínio. Certo sendo, porém, que, a entrar neste sector, dificilmente a Apple se prestará a ser um participante de reduzida expressão.

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