Abrangida pela estratégia de crescimento Vision 2025 que o fabricante alemão de pneus leva actualmente a cabo, a fábrica da Continental em Lousado, Vila Nova de Famalicão, vai ser alvo de um investimento na ordem dos 150 milhões de euros, até ao final de 2018. O objectivo passa não só por aumentar a capacidade de produção da unidade, mas também criar condições para a produção de novos produtos.

O anúncio deste forte investimento foi feito, através de comunicado, pela própria companhia alemã, acrescentando que a aposta visa, desde logo, o aumento da capacidade de produção instalada, para lá dos 18 milhões de pneus produzidos actualmente por ano. Servindo igualmente para criar uma nova linha de produção, dedicada aos pneumáticos agrícolas, produto que a unidade de Lousado ainda não fabrica, já que até aqui tem estado mais direccionada para os pneus para automóveis, furgonetas e camiões ligeiros – área de negócio em que a companhia pretende investir mais 100 milhões de euros, até 2018.

De acordo com o mesmo comunicado, a cerimónia de colocação da primeira pedra da nova fábrica vocacionada para os pneumáticos agrícolas teve já lugar, em Junho de 2016, sendo que, só nessa unidade, a Continental deverá investir qualquer coisa como 50 milhões de euros. Uma vez em laboração, a nova fábrica, localizada dentro das actuais instalações da empresa em Lousado, deverá contribuir para que o fabricante passe a oferecer, num período máximo de três anos, um total de 100 referências de pneus agrícolas.

Em termos de trabalhadores, as alterações agora anunciadas preveem que a mão-de-obra em Lousado chegue aos 2.000 funcionários.

“Estamos a investir não só num aumento da produção global, mas principalmente na expansão da produção de pneus de alto rendimento e na nossa reentrada no segmento dos pneus agrícolas”, afirma o membro da comissão executiva da Continental AG, responsável pelas Aquisições Empresariais e director da Divisão de Pneumáticos, Nikolai Setzer.

Já o responsável máximo pela fábrica da Continental no nosso país, Pedro Carreira, defende que, “para a equipa que trabalha em Lousado, estes importantes investimentos representam uma prova da confiança que o Grupo Continental tem em nós”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR