Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, acusou esta segunda-feira o Benfica de se intrometer na vida interna dos leões, divulgando, através da sua página oficial do Facebook, um email trocado entre João Pedro Paiva dos Santos, associado verde e branco que pediu uma auditoria de gestão ao mandato do atual líder entre 2013 e 2017, e Pedro Guerra, comentador afecto ao Benfica na BTV e na TVI.

“Se reparar no ponto 1 e no documento da PWC, constata que eles querem que seja feita uma auditoria assente nos relatórios apresentados para aprovação de contas, os quais podem ser auditados com base numa simples amostragem. O que eu pretendo e solicitei foi bem diferente. Pedi auditoria a pontos específicos, mas pretendo auditar procedimentos, decisões, compras, etc… através da análise de documentos, faturas…”, pode ler-se no início do email datado de 9 de janeiro de 2017, às 19h35, com o assunto “Auditoria SCP”.

“Ainda para mais, eles com isto conseguiam que eu pagasse a próxima auditoria em vez de serem eles a fazê-lo como lhes compete… Ainda querem cobrar custos internos de funcionários ao serviço da SAD tal como a auditoria deve estar ao serviço da mesma. Este documento da PWC foi retirado do site do Sporting, nomeadamente da página 193 do relatório e contas”, remata, com o link para a dita missiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante quatro anos falo da intromissão do Benfica na vida interna do Sporting. Eles tentam tudo, eles fazem tudo, até Rui Gomes da Silva disse um dia ‘farei tudo para desestabilizar o Sporting’. É o tal convite para entrarem em minha casa sem que nunca tenham sido convidados por mim, mas eles teimam em tentar entrar sob a batuta escondida do seu presidente“, escreve Bruno de Carvalho na publicação na rede social.

“Durante as eleições eu disse que o Benfica estava a movimentar-se para manipular a opinião pública e, desse modo, tentar que não fosse reeleito. Está na altura de começar a denunciar, com documentos, para provar como no Benfica tudo se faz e tudo serve para jogos de bastidores, e como (já tinha alertado) existem sportinguistas que devem ser expurgados. No documento em anexo podemos ver um dito sportinguista, João Paiva dos Santos, a coordenar-se com Pedro Guerra sobre o tal pedido de auditoria que apenas serviu para me atacar e ao Sporting, e que foi sempre uma manobra da mais pura e desavergonhada desonestidade intelectual”, acrescenta.

Pessoalmente irei pedir ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube a abertura de um processo com vista à expulsão de sócio, assim como reforçar o mesmo pedido sobre o seu assessor, Paulo Pereira Cristovão. Não podemos admitir mais este tipo de sportinguistas que são capazes de vender a alma ao diabo para ver satisfeitos os seus interesses com total prejuízo do Sporting”, conclui.

João Pedro Paiva dos Santos, que é o sócio número 11.774 do Sporting e que chegou a anunciar uma possível candidatura nas eleições de 2013 (fez uma conferência de imprensa a divulgar a intenção mas nunca concretizou), enviou uma carta ao Conselho Fiscal da SAD do Sporting a 21 de dezembro de 2016 a solicitar uma auditoria de gestão aos quatro anos de mandato de Bruno de Carvalho na liderança do clube.

Sporting. O que foi fazer Pereira Cristóvão a Alvalade?

Mais tarde, a 14 de fevereiro deste ano, a reunião que deveria juntar todas as partes acabou por não realizar-se porque Paiva dos Santos fez-se acompanhar por Paulo Pereira Cristóvão, antigo vice-presidente do clube. “O Conselho Fiscal e a Comissão Executiva da Sporting SAD tinham agendado para hoje, às 10h30, uma reunião a pedido do acionista João Paiva dos Santos. Observa-se que o acionista João Paiva dos Santos se fez acompanhar, nomeadamente, pelo Sr. Paulo Pereira Cristóvão. Tendo em conta o processo disciplinar interno em curso, e os processos criminais em que este é arguido, entendeu o Conselho Fiscal da Sporting SAD e a Comissão Executiva não estarem criadas condições objetivas para a prossecução da mesma”, explicou na altura um comunicado assinado por Bruno de Carvalho e Rui Moreira de Carvalho, presidente do Conselho Fiscal da SAD dos leões.