Para ele não há cá teorias antigas do “futebol são 11 contra 11 e no final ganham os alemães”. Por várias razões: primeiro, não ganham os alemães; depois, porque às vezes parece que ele, apenas um, chega para 11. Cristiano Ronaldo tornou-se esta noite de terça-feira o primeiro jogador a chegar aos 100 golos na Liga dos Campeões. Até passou, atingiu os 101. E fez com que o Bayern se tornasse a principal vítima: em seis jogos, nove golos.

Na semana passada analisámos ao pormenor um outro feito que já fazia antever o que se passou esta noite: os 100 golos do avançado português em competições europeias, porque se juntavam aos 98 da Champions dois na Supertaça Europeia com o Sevilha. Agora, é mesmo só Liga dos Campeões. E entretanto, por este ritmo, até já se está a posicionar para assaltar o topo dos melhores marcadores desta edição: saltou para o quarto lugar com sete golos, a um de Lewandowski e Cavani e a quatro de Messi (que defronta amanhã a Juventus, após a derrota do Barcelona em Turim por 3-0).

(Mais um) recorde de Cristiano Ronaldo ao pormenor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas o jogo foi polémico, muito polémico. E dará muito que falar. Ao intervalo o nulo até já podia ser um pouco penalizador para a produção de ambas as equipas (sobretudo o Bayern), mas uma grande penalidade cometida por Casemiro e concretizada por Lewandowski logo aos 53 minutos abriu em definitivo a eliminatória.

Cristiano Ronaldo ainda empatou, aos 76′, mas Sergio Ramos, num desvio inadvertido para a própria baliza, igualou por completo as contas dois minutos depois. No entanto, aos 84′, Arturo Vidal viu o segundo amarelo, foi expulso e mudou por completo a tendência da eliminatória, que até estava mais para o Bayern. Com vários erros: no lance que ditou a acumulação de cartões não houve falta do chileno sobre Asensio; e, já antes, Casemiro devia ter sido também expulso, porque a falta do penálti assim o justificava (tal como acontecera na primeira mão em Munique, com o espanhol do Bayern Javi Martínez).

No prolongamento, houve sempre mais Real Madrid mas a remontada voltou a começar a ser escrita por linhas tortas: Ronaldo estava fora-de-jogo quando fez o empate no jogo e devolveu a vantagem aos merengues (105′) e deixou algumas dúvidas no momento em que completou o hat-trick após uma fantástica jogada de Marcelo (110′), apenas dois minutos antes de Asensio fechar as contas com um remate cruzado.

https://twitter.com/TheRonaldoTeam/status/854446551921504256

“O Real Madrid foi melhor. Fazer seis golos a um adversário como o Bayern não é fácil. Merecemos passar, sem dúvidas. Soubemos sofrer e somos uns justos vencedores”, destacou no final da partida, sem esquecer alguns assobios que se ouviram quando os merengues perdiam: “Só peço que não me assobiem aqui. Quero dizer às pessoas que dou sempre o meu melhor e, mesmo quando não marco, trabalho sempre para ajudar a equipa”.