À beira dos 100 dias com cada vez menos confiança: é este o retrato traçado pela Gallup sobre a imagem dos americanos em relação ao presidente Donald Trump, que foi esta segunda-feira divulgado pelo Washington Post. À pergunta “Acredita que Donald Trump cumpre as suas promessas”, existe uma queda de 17% entre os resultados globais de 1 a 5 de fevereiro (62%) e de 5 a 9 de abril (45%).

Detalhando a ideia, o estudo mostra que o grande decréscimo deu-se entre a população feminina (de 65% para 40%), ao passo que, entre os homens, a confiança continua ainda num nível positivo (caiu de 59% para 51%). Em relação às idades, quanto mais novo, mais desiludido: a votação entre os 18 e os 34 anos desceu 22%, de 56% para 34%, mais do que entre os 35 e os 54 anos (16%) e com 55 ou mais anos (12%).

A nível de tendência política, a maior queda vem exatamente dos democratas, como era expectável, que se já não acreditavam muito no republicano (37%), agora muito menos (16%). A queda entre os independentes foi de 16%, ao passo que os republicanos, ainda que tenham números inferiores, continuam a acreditar e muito que Trump cumpre as promessas (81%).

“O Presidente Trump costumava adorar pesquisas. Mas agora, alguns números não são espetaculares”, explica um vídeo da publicação, que aborda outras conclusões do estudo como, por exemplo, o facto de 63% dos eleitores registados que entraram no estudo consideram que o presidente americano é muito impulsivo (32% considera que age de forma natural e 2% que ainda assim é muito cauteloso).

Outra queda registada, ainda que dentro do universo positivo de opinião, está relacionada com a resposta à pergunta “O Presidente Trump é forte e decidido”, com 52% do eleitorado a concordar com a ideia, menos 7% do que em abril. Queda menor mas ainda assim negativa foi na questão “O Presidente Trump é honesto e confiável”, que caiu de 42% para 36%. Por fim, 46% dos inquiridos acreditam que Trump conseguirá fazer as mudanças necessárias no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR