Falemos, primeiro, em números redondos: no próximo sábado, dia 22 de abril, 200 vinhos de 40 produtores portugueses vão estar disponíveis para prova no emblemático Salão Nobre do hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. O motivo de tanto alvoroço é, nada mais, nada menos, do que o regresso do Wine Fest Lisboa. São boas notícias, sobretudo numa altura em que se revela que Portugal é o país com maior consumo da bebida alcoólica por habitante no mundo.

Entre as 15h e as 20h de um dia soalheiro — assim esperamos –, vai ser possível levar à boca e ao nariz vinhos que representam as diferentes regiões produtoras do país — Açores incluídos, com destaque para os vinhos que o enólogo António Maçanita anda a fazer por lá. E se a Madeira é representada pela Barbeito, dos socalcos do Douro vêm nomes como Blackett e Messias Family Wines. Estes são apenas alguns exemplos.

Tirar dúvidas, meter conversa, experimentar vinhos e ficar com referências para futuras ocasiões são algumas das coisas que o visitante pode fazer já este sábado. Isto sem contar com a participação em provas especiais, cujos lugares são muitíssimos limitados. Provas essas que começam com 10 rótulos com o cunho do enólogo Osvaldo Amado, que anda há 30 anos nisto, passam por um momento dedicado ao Moscatel da Quinta do Piloto (atenção ao Moscatel Roxo), e terminam nas aguardentes da Quinta das Bágeiras, da Bairrada — e vale sempre a pena uma conversa com o produtor Mário Sérgio.

Os bilhetes para o Wine Fest 2017 Lisboa custam 10 euros e podem ser adquiridos aqui (as provas são 20 euros, sendo que existe o “pack enófilo” que inclui a entrada e as três provas por 50 euros por pessoa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR