Um dos presumíveis organizadores do atentado do passado dia 3 contra o metro de São Petersburgo, na Rússia, em que morreram 14 pessoas, admitiu esta terça-feira a culpa, anunciou o seu advogado.

“Reconheceu a sua completa responsabilidade”, disse o advogado Armén Zadoyán sobre Abror Azímov, detido na segunda-feira na região de Moscovo. Azímov, de 27 anos e oriundo da Ásia Central, é suspeito de terrorismo e posse ilegal de substâncias explosivas.

Segundo o Serviço Federal de Segurança (FSB, que sucedeu ao KGB), Azímov preparou o terrorista suicida Akbarjon Djalilov, de 22 anos e natural do Quirguistão, que supostamente morreu no ataque. Segundo o FSB, pelo menos oito outras pessoas foram detidas na sequência do atentado.

Detido mais um suspeito do ataque em São Petersburgo

O Presidente russo, Vladimir Putin, já admitiu que as medidas para enfrentar o terrorismo continuam pouco eficazes, reconhecendo que a melhor prova da falta de eficácia é o atentado contra o metro na sua cidade natal.

A Rússia não sofria um atentado desta magnitude no seu território desde dezembro de 2013, quando dois suicidas mataram 34 pessoas numa estação de comboios e num autocarro em Volgogrado, antiga Estalinegrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR