O sistema de pagamento eletrónico de portagens Easytoll, destinado a condutores de veículos com matrícula estrangeira nas estradas portuguesas, registou perto de 15 mil adesões durante o período da Páscoa, revelou esta terça-feira a empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

Entre quarta-feira e domingo, a empresa contabilizou 14.785 adesões àquele sistema de pagamento de portagens, o que significa um aumento de 21% (mais 2.516) face ao período pascal de 2016, quando foram registadas 12.269 adesões.

Implementado em julho de 2012, o Easytoll permite que os turistas e emigrantes circulem mais facilmente nas antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador). O sistema permite aos utilizadores associarem um cartão bancário à matrícula, sem alterar o percurso original ou sair da viatura.

Segundo a IP, “foi nos pontos de venda localizados junto à fronteira em Vilar Formoso, principal ponto de chegada dos emigrantes portugueses, e em Vila Real de Santo António, por onde milhares de turistas espanhóis acedem à região do Algarve, que se verificou o maior volume de adesões”.

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“Em termos de valor absoluto foi no ponto de venda da A22 onde se registou o maior número de adesões, mais de 5.000, representando cerca de 34% do total a nível nacional”, especificou a empresa, em nota enviada esta terça-feira à imprensa.

De acordo com a IP, “foi a primeira vez que o número de adesões Easytoll na Via do Infante superou o valor registado em Vilar Formoso”. A empresa salienta ainda “os números verificados no ponto de venda na A24 em Chaves, superior às 3.500”.

O dia 13 de abril, Quinta-feira Santa, dia feriado em Espanha, “é o de maior afluência nos pontos de venda Easytoll”, sendo que “o volume total de adesões foi de quase 6.000, o que representa 41% do total de adesões durante o período da Páscoa”. De acordo com os dados avançados esta terça-feira pela IP, entre quarta-feira e domingo, o número de adesões Easytoll na A22 foi de 5.029, na A24 de 3.559, na A25 de 4.815 e, na A28 de 1.382.