Como o Observador já tinha aqui antecipado, a Skoda revelou, oficialmente, no Salão de Xangai, o Vision E, o protótipo do seu primeiro automóvel de propulsão exclusivamente eléctrica.

Assente na plataforma MEB, desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para modelos de propulsão totalmente eléctrica, o Vision E é um coupé de quatro portas e quatro lugares desprovido de pilares centrais, que partilha boa parte dos componentes mecânicos com o Volkswagen I.D. Crozz, também revelado no certame chinês. É o caso dos dois motores eléctricos (um por eixo) que, juntos, oferecem uma potência combinada de 305 cv, com a gestão electrónica a definir quando deverá circular o veículo no modo 4×2 ou 4×4.

Como no seu “primo” da Volkswagen, a velocidade máxima está limitada a 180 km/h, para não comprometer a autonomia. Autonomia que será de 500 km, graças a um pack de baterias de iões de lítio com refrigeração líquida, que podem ser recarregadas por indução (sem ligações físicas), ou num posto de carregamento rápido – nesse caso, recuperando 80% da sua carga em apenas 30 minutos.

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Com 4.688 mm de comprimento, 1.924 mm de largura, 1.591 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2.851 mm, o Vision E reforça o seu carácter de coupé através de elementos como a linha do tejadilho descendente ou os puxadores das portas traseiras embutidos. A fluidez das formas exteriores é acentuada pelos faróis dianteiros por matriz LED com efeito cristalino, que se estendem por toda largura da carroçaria, e pela ausência de retrovisores exteriores, cuja função é aqui assegurada pelas câmaras colocadas em redor de todo o veículo.

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Face ao anteriormente aqui noticiado, as grandes novidades apresentadas pelo Vision E presente em Xangai prendem-se com o seu interior, extremamente luminoso e transparente, mercê de uma impressionante superfície vidrada. Desprovido de túneis de transmissão, é ainda mais espaçoso do que o habitual, prometendo uma ampla liberdade de movimentos aos seus quatro ocupantes, instalados em outros tantos bancos individuais com elevado apoio lateral, e aptos a rodar até 20° para facilitar a entrada e saída do habitáculo.

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Além do painel de instrumentos digital, e do ecrã principal, instalado ao centro do tablier, o Vision E dispõe de ecrãs adicionais, para que todos os ocupantes possam aceder às informações relevantes e às funcionalidades de entretenimento. O destinado ao passageiro dianteiro encontra-se integrado no tablier, os que servem os passageiros traseiros estão montados na parte posterior dos encostos de cabeça dianteiros.

Todos são comandados através de ecrãs tácteis: o dianteiro montado no apoio de braços da porta do passageiro, os traseiros entre os bancos posteriores. No interior das portas podem ser encontrados, ainda, compartimentos destinados a smartphones, com função de carregamento por indução, com o emparelhamento entre os dispositivos e os ecrãs individuais de cada qual a garantir a respectiva operação.

Como não podia deixar de ser, a condução autónoma e os sistemas de assistência ao condutor são outros trunfos relevantes do Vision E. No primeiro caso, a Skoda refere que o modelo estará dotado de uma solução de condução autónoma de nível 3, que eleva o volante quando activada e permite-lhe dispensar a intervenção do condutor na circulação em engarrafamentos, em auto-estrada (pode mudar de faixa de rodagem, ultrapassar e executar manobras de evasão), na procura de um espaço de estacionamento, e mesmo executar manobras de estacionamento de forma totalmente independente.

Para facilitar a vida de quem segue a bordo, existe um modo que regista automaticamente os locais de estacionamento preferidos do condutor, função importante para o carregamento por indução. O Vision E dispõe ainda de controlos por voz e gestuais, da função de monitorização do ritmo cardíaco, e do chamado eye tracking, em que as câmaras seguem em permanência o olhar do condutor, não só para monitorizar a sua atenção, como para projectar no ecrã ergonomicamente mais indicado a informação por este solicitada.