Dois bombardeiros russos TU-95 foram intercetados na segunda-feira por caças americanos ao largo da costa do Alaska. A informação foi confirmada pelo Pentágono. A interceção, descrita por um oficial americano, foi “segura” e “bem coordenada” e deu-se a a 100 milhas (cerca de 160km) da costa da Ilha Kodiak, no estado americano do Alaska. A operação foi levada a cabo depois de as naves russas terem entrado em espaço aéreo com jurisdição americana.

A operação decorreu em espaço aéreo denominado por ADIZ (Air Defense Identification Zone), em que a identificação, localização e controlo de aviação sobre terra ou mar é levada a cabo pelos EUA e Canadá em defesa da segurança nacional.

Em informação avançada pela CNN, não terá existido comunicação rádio entre os aparelhos americanos e russos. Oficiais americanos menosprezaram o sucedido e descreveram a operação como sendo “nada fora do normal.”

Recorde-se que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem contornado a promessa que fez enquanto candidato de melhorar as relações com a Rússia como comprova o que disse na conferência da Casa Branca na semana passada.

Neste momento não nos estamos a dar nada bem com a Rússia. Talvez nunca tenhamos estado tão mal em termos de relações com a Rússia.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR