O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer encontrar-se com o Papa Francisco em maio, mês em que estará na Europa para a cimeira da NATO e para uma reunião de líderes do G7.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, durante o briefing diário, que garantiu que a Casa Branca entrará “em contacto com o Vaticano para ver se uma audiência com o Papa poderá ser agendada”.

“Ficaríamos muito honrados ao ter uma audiência com sua Santidade”, acrescentou Spicer, prometendo, segundo o Financial Times, mais detalhes sobre esta possibilidade para um futuro próximo.

Por norma, o Vaticano dá resposta positiva a pedidos de audiência por parte de chefes de Estado estrangeiros. Isso mesmo confirmou, em declarações à agência de notícias italiana Ansa, D. Angelo Becciu, um dos responsáveis pela Secretaria de Estado do Vaticano.

“O Papa Francisco está sempre disponível para receber os chefes de Estado que pedem uma audiência com ele”, afirmou o prelado.

Donald Trump vai estar em Bruxelas a 25 de maio, para uma cimeira da NATO, dirigindo-se depois para Taormina, na Sicília, para uma reunião de líderes do G7. É nesse período que Trump espera reunir-se com o Papa.

Apesar da disponibilidade do Papa Francisco, tem havido especulação sobre possíveis obstáculos à reunião entre os dois líderes, designadamente as visões muito distintas dos dois relativamente a temas como a imigração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR