Aaron Hernandez, antiga estrela dos New England Patriots que cumpria pena perpétua desde 2015, enforcou-se na prisão perto de Boston, usando um lençol da cama atado à janela da cela.

Hernandez, que tinha 27 anos, cumpria pena de prisão por ter assassinado, em 2013, o amigo Odin Lloyd. Há poucos dias, o ex-jogador foi considerado não culpado pela morte de dois jovens de origem cabo-verdiana. A acusação defendia que Hernandez matou Lloyd para o silenciar em relação aos crimes dos cabo-verdianos, mas o júri deliberou que não havia provas suficientes. Hernandez continuou, contudo, na prisão pela morte de Lloyd.

A morte de Hernandez, por suicídio, foi confirmada em comunicado oficial.

Neste último julgamento, de onde Hernandez sairía como não culpado, a estratégia desenhada pelo célebre advogado Jose Baez foi alegar que teria sido um outro amigo de Hernandez, que estava com ele na noite dos crimes (com os cabo-verdianos), Alexander Bradley, que teria disparado sobre os dois homens. Bradley perdeu um olho nessa noite fatídica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O procurador responsável pela acusação, Patrick Haggan, defendeu no início do julgamento que Abreu e Furtado foram mortos por causa de “um simples encontrão, uma bebida despejada e uma troca de olhares”. A acusação apresentou mais de oitenta provas, que incluem testemunhas oculares, gravações de vigilância, o carro usado e a arma do crime, que mostram o que aconteceu na noite de 16 de julho de 2012.

Aaron Hernandez considerado inocente de homicídio de dois cabo-verdianos

“As sementes para estes homicídios foram plantadas meses antes, talvez um ano antes. Nesses meses, por várias vezes o acusado disse que se sentia a ser testado, desrespeitado e ameaçado sempre que estava na rua”, explicou o procurador.

Quando o grupo de cinco cabo-verdianos entrou no seu carro, Hernandez ter-se-á aproximado e disparado cinco tiros, matando os dois jovens e ferido um terceiro. Foi isto que testemunhou Alexander Bradley em tribunal, mas o júri não acreditou no seu depoimento.

Os cabo-verdianos, Abreu e Furtado, trabalhavam os dois em limpezas e viviam na mesma zona de Massachusetts, estado onde existe uma numerosa comunidade cabo-verdiana. Quando foi detido, Aaron Hernandez tinha um contrato de 41 milhões de dólares com os New England Patriots, a equipa de Massachusetts que venceu o Super Bowl na última época.

Aaron Hernandez chegou a ser uma das vedetas dos New England Patriots, que este ano voltaram a ganhar a Super Bowl. (Jim Rogash/Getty Images)