Esta terça-feira foi entregue, no tribunal federal de Chicago, nos Estados Unidos, uma ação judicial contra a Bose, empresa norte-americana que produz equipamentos de áudio, nomeadamente colunas e auscultadores. Kyle Zak acusa a empresa de utilizar a aplicação oficial (Bose Connect) para recolher dados sobre os hábitos de consumo dos utilizadores, sem permissão, e de a vender a outras empresas.

A agência Reuters revela que a acusação incide sobre alguns modelos da marca, nomeadamente o QuietComfort 35, QuietControl 30, SoundLink Around-Ear Wireless Headphones II, SoundLink Color II, SoundSport Wireless e SoundSport Pulse Wireless.

Estes modelos ligam-se remotamente aos smartphones por um sistema sem fios (Bluetooth) e funcionam sem que seja preciso instalar a app da Bose. Contudo, a marca norte-americana anuncia que a experiência de utilização destes equipamentos é otimizada, mas é precisamente esta ferramenta que, alegadamente, transfere para a Bose e depois para outras empresas os hábitos de escuta.

A acusação defende que é possível analisar a personalidade dos utilizadores a partir do que cada um ouve, seja uma música, podcast ou audiobook, traçando um perfil pessoal, político ou religioso. Christopher Dore, o advogado de defesa de Kyle Zak, espera obter uma indemnização de vários milhões de dólares para todos os utilizadores destes equipamentos.

A Bose Corporation ainda não reagiu a esta acusação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR