Privacidade

Bose acusada de espiar utilizadores através de app

Uma acção judicial que decorre em Chicago, nos EUA, acusa a Bose de violação de privacidade, por utilizar a aplicação oficial para smartphone para espiar os hábitos de consumo dos utilizadores.

A aplicação Bose Connect poderá estar a recolher informação sem o consentimento dos utilizadores e a vendê-la a terceiros

www.bose.com

Esta terça-feira foi entregue, no tribunal federal de Chicago, nos Estados Unidos, uma ação judicial contra a Bose, empresa norte-americana que produz equipamentos de áudio, nomeadamente colunas e auscultadores. Kyle Zak acusa a empresa de utilizar a aplicação oficial (Bose Connect) para recolher dados sobre os hábitos de consumo dos utilizadores, sem permissão, e de a vender a outras empresas.

A agência Reuters revela que a acusação incide sobre alguns modelos da marca, nomeadamente o QuietComfort 35, QuietControl 30, SoundLink Around-Ear Wireless Headphones II, SoundLink Color II, SoundSport Wireless e SoundSport Pulse Wireless.

Estes modelos ligam-se remotamente aos smartphones por um sistema sem fios (Bluetooth) e funcionam sem que seja preciso instalar a app da Bose. Contudo, a marca norte-americana anuncia que a experiência de utilização destes equipamentos é otimizada, mas é precisamente esta ferramenta que, alegadamente, transfere para a Bose e depois para outras empresas os hábitos de escuta.

A acusação defende que é possível analisar a personalidade dos utilizadores a partir do que cada um ouve, seja uma música, podcast ou audiobook, traçando um perfil pessoal, político ou religioso. Christopher Dore, o advogado de defesa de Kyle Zak, espera obter uma indemnização de vários milhões de dólares para todos os utilizadores destes equipamentos.

A Bose Corporation ainda não reagiu a esta acusação.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: pesteves@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site