Logo Observador
Volvo

Da China para o mundo. Primeiro Volvo eléctrico em 2019

A Volvo já confirmou o lançamento, em 2019, do seu primeiro automóvel eléctrico. Um modelo compacto inédito, assente na plataforma CMA, e produzido na China, de onde será exportado para todo o mundo.

Autor
  • António Sousa Pereira

A Volvo irá produzir na China, e daí exportar para todo o mundo, o seu primeiro automóvel 100% eléctrico. Trata-se de um modelo totalmente novo, e não uma versão “electrificada” de um já existente, embora não se saiba ainda que formato de carroçaria irá adoptar.

Na sua base estará a plataforma modular CMA para veículos compactos (no vídeo), a mesma que servirá tanto o futuro XC40 (a lançar lá mais para o final deste ano) como os Lynk & Co 01 e 03, o SUV e primeiro modelo, e a futura berlina de três volumes, da marca chinesa que, com o construtor sueco, integra o Grupo Geely. Todos eles, assim como outras eventuais propostas desenvolvidas a partir da mesma plataforma, sairão das linhas de produção da fábrica de Luqiao.

Ao mesmo tempo, a casa de Gotemburgo confirma estar a trabalhar no desenvolvimento de modelos eléctricos de maior porte, assentes na plataforma SPA, que está na base de propostas como o XC90 ou os S90/V90. Tudo para que, em 2025, se cumpra o objectivo de existirem já 1 milhão de automóveis Volvo “electrificados” a circular nas estradas de todo o mundo, entre totalmente eléctricos e híbridos plug-in – sendo que todas as futuras propostas convencionais da Volvo irão contar com uma versão deste género.

A escolha da China para produzir o seu novo modelo totalmente eléctrico insere-se num plano que estabelece como dois dos principais objectivos da Volvo a venda de 800 mil automóveis/ano a partir de 2020 (534.332 em 2016), e 200 mil automóveis/ano a partir da mesma data no principal mercado de destino dos seus produtos – o chinês (90.930 em 2016).

Sem adiantar valores concretos quanto ao número de unidades a fabricar na China a partir do início da próxima década, o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, referiu que cerca de um terço da produção da marca deverá provir do maior mercado automóvel do mundo.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt