O dérbi Sporting-Benfica, tem no sábado, no Estádio de Alvalade (20:30), a importância de poder ‘influenciar’ o título na I Liga de futebol, mais do que o peso de uma rivalidade secular entre os dois emblemas. O resultado do jogo não determinará, a cinco jornadas do final, o campeão, mas poderá deixar ‘caminho meio aberto’ para Benfica ou FC Porto, numa fase em que o Sporting está praticamente fora destas ‘contas’, a oito pontos da liderança e com 15 por disputar.

À entrada para a 30.ª jornada, o Benfica lidera o campeonato, com 71 pontos, seguido de FC Porto, com 68, e de Sporting, com 63, matematicamente na luta, mas com hipóteses ‘quase’ nulas de ser campeão. O despique cinge-se praticamente a ‘águias’ e ‘dragões’, com as primeiras na perseguição a um inédito tetracampeonato e os segundos, em contraponto, a quererem regressar a um título que lhes escapa há três épocas.

O jogo em Alvalade é de alto risco, com a pressão do lado do Benfica, obrigado, no mínimo, a pontuar, sob pena de ver o FC Porto chegar à liderança — com vantagem na diferença de golos -, caso vença em casa o Feirense. A equipa do Benfica apenas continuará na frente se conseguir trazer pontos de Alvalade, ou, em caso de derrota, se o FC Porto perder pontos com o Feirense, no domingo no Estádio do Dragão (20:15), num cenário muito pouco previsível.

Do lado do Sporting, no papel de ‘decisor indireto’, o objetivo mais concretizável é ainda o apuramento direto para a Liga dos Campeões, via segundo lugar, mas sempre dependente do que Benfica e FC Porto consigam fazer. Os ‘leões’ estão a cinco pontos da vice-liderança, ocupada pelo FC Porto, e será sempre preciso acumular vitórias e esperar que os rivais deslizem mais do que uma vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora o título não se decida aí, o dérbi de Alvalade é o ‘lançamento’ de um final que se adivinha de ‘nervos’: O Benfica jogará com Estoril (casa), Rio Ave (fora), Vitória de Guimarães (casa) e Boavista (fora), e o FC Porto com Chaves (fora), Marítimo (fora), Paços de Ferreira (casa) e Moreirense (fora).

O que pode ficar definido já nesta 30.ª jornada é a ‘abertura’ do sexto lugar como vaga europeia. O lugar é aberto face à condição de finalista da Taça de Portugal do Vitória de Guimarães, mas é assegurada a posição para essa outra equipa extra, e pode ser nesta jornada, se os vimaranenses garantirem que não terminam abaixa do sexto.

A equipa de Pedro Martins, atualmente na quarta posição, defronta no domingo, em casa, o Boavista (10.º). O sexto posto é ocupado por Marítimo, a equipa em melhor posição para vir a garantir esse lugar extra (na fase preliminar da Liga Europa), num momento em que tem mais cinco pontos do que o Rio Ave (7.º) e oito para o Chaves (8.º).

Os vila-condenses abrem na sexta-feira a jornada, com a receção ao Arouca (13.º), que também poderá pontualmente ficar a salvo da descida, quando está separado por 11 pontos dos aflitíssimos Nacional (17.º) e Tondela (18.º).

No sábado haverá jogo pela sobrevivência entre o Tondela e os insulares, numa luta cada vez mais difícil, quando ligeiramente acima está o Moreirense (16.º), com mais quatro pontos do que ambos. A recente vitória da equipa de Moreira de Cónegos na Choupana deu uma pequena margem à equipa de Petit, que na segunda-feira recebe o Desportivo de Chaves (8.º).

Ainda pontualmente em risco, a oito pontos dos lugares de descida, está também o Estoril-Praia, que receberá o Vitória de Setúbal, e o Paços de Ferreira, a nove, que joga em casa com o Sporting de Braga. A jornada terá ainda a novidade no regresso de Domingos Paciência aos ‘bancos’ da I Liga, com o técnico e ex-futebolista a assumir o Belenenses (12.º), que visita os Barreiros, após cinco derrotas consecutivas.

I Liga, 30.ª jornada

  • Sexta-feira, 21 abr

Rio Ave — Arouca, 20:30

  • Sábado, 22 abr

Marítimo — Belenenses, 16:00

Tondela — Nacional, 16:00

Estoril-Praia — Vitória de Setúbal, 18:15

Sporting — Benfica, 20:30

  • Domingo, 23 abr

Paços de Ferreira — Sporting de Braga, 16:00

Vitória de Guimarães — Boavista, 18:00

FC Porto — Feirense, 20:15

  • Segunda-feira, 24 abr

Moreirense — Desportivo de Chaves, 20:00