O Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, acusou esta quinta-feira o Irão de constantes “provocações alarmantes” e categorizou o acordo de contenção nuclear de Obama como um “falhanço”.

O acordo foi tido como “o pior de sempre” por Trump, que ordenou uma revisão do acordo feito pela administração anterior com Teerão.

Tillerson disse numa declaração na quarta-feira que o Irão não controlado tem “o potencial de caminhar na mesma direção da Coreia do Norte e de levar o mundo com ele”.

Na mesma declaração, o Secretário de Estado disse que uma revisão do acordo, anunciada no dia anterior no Congresso, teria em conta toda a política de relações externas com o Irão – não só sobre a política nuclear, mas também sobre as recentes ações no Médio Oriente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aproveitou para acusar o país de “provocações alarmantes e constantes que promovem o terror e a violência e que destabilizam mais do que um país de cada vez”.

Em que consiste o acordo que Obama fez em 2015?

O histórico acordo que Obama fechou em 2015 conseguiu levantar sanções pesadas sobre o Irão. Na altura, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) garantiu que Teerão tinha suspenso atividades nucleares delicadas.

Negociado com mais seis potências mundias – entre elas Rússia, China e Reino Unido – Obama considerou-a a melhor maneira de prevenir e controlar o fabrico de armamento nuclear no Irão. Donald Trump não concorda que tenha sido útil.