O líder comunista, Jerónimo de Sousa, considerou esta quinta-feira positiva a possibilidade de o plano nacional de vacinação ser tornado obrigatório ou compulsivo, à margem de uma visita a uma instituição de cuidados infantis e geriátricos, na Amadora.

“Essa questão da obrigatoriedade, em nome da defesa da saúde pública, devia ser considerada. Há uma proposta de lei do Governo em discussão sobre saúde pública. Seria um momento importante para uma reflexão e uma consideração positiva desta matéria”, disse.

Sublinhando o “grande êxito da vacinação no Sistema Nacional de Saúde”, com cerca de 96% da população abrangida, o secretário-geral do PCP destacou uma “premissa: a criança tem o direito de ser vacinada, tanto ou mais direito quanto as famílias têm essa obrigação porque, em caso de contágio, outros sofrem as consequências”.

Entretanto, uma petição a defender a vacinação obrigatória já recolheu mais de 1.100 assinaturas, segundo o documento divulgado no ‘site’ Petição Pública, depois de na quarta-feira ter sido conhecida em Portugal a primeira morte por sarampo, de uma jovem de 17 anos que não estava vacinada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ministra da Presidência considerou também que o surto de sarampo deve ser visto “com serenidade e não passa necessariamente por medidas proibicionistas”, rejeitando uma decisão do Governo “em cima da hora sem a reflexão necessária”.

DGS admite vacinar crianças contra o sarampo logo aos seis meses

De acordo com os últimos números divulgados pela DGS, foram notificados em Portugal “46 casos de sarampo, dos quais 21 confirmados e 15 em investigação” e “nos restantes 10 casos foi já excluído o diagnóstico de sarampo”. Em relação aos casos confirmados, a maioria (57%) dos casos não apresentam registo de vacinação (12 casos). Nove dos casos são profissionais de saúde, entre estes dois sem registo de vacinação.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna mas que pode desencadear complicações e até ser fatal. Pode ser prevenida pela vacinação, que em Portugal é gratuita. Pelo menos 14 países europeus têm registado surtos de sarampo desde o início deste ano, com a Roménia a liderar o número de casos, com mais de quatro mil doentes em seis meses.

A visita de Jerónimo de Sousa e restante comitiva à Instituição Pública de Solidariedade Social Associação Casal Popular da Damaia, originada pela união de moradores e que tem as valências de creche, jardim de infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliário, serviu para assinalar o facto de “esta semana terem sido aumentados os abonos de famílias com bonificações importantes para as crianças até três anos”.

“Durante os quatro anos anteriores, o que vimos foi cortes sistemáticos e eliminações. Há aqui uma inversão com alcance limitado, mas com grande significado”, salientou o líder comunista, vincando a importância e premência da “valorização de salários pensões e reformas”.