O nível de atividade da zona euro mantém a tendência de crescimento em abril, com um novo máximo dos últimos seis anos, de acordo com as mais recentes estimativas da Markit divulgadas esta sexta-feira.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro em abril subiu para 56,7 pontos, o valor mais alto desde abril de 2011 e contra 54,6 pontos em março.

Um PMI acima dos 50 pontos indica que a economia da zona euro continua a crescer.

O crescimento económico acelerou tanto no setor industrial como no dos serviços, a um ritmo que não era observado desde o início de 2011, apesar de a Markit sublinhar que o setor industrial teve uma expansão mais rápida este mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acréscimo de novas encomendas recebidas e a acumulação de trabalhos pendentes mantiveram-se próximos dos máximos registados em março, traduzindo as segundas maiores subidas mensais dos últimos seis anos, adianta o comunicado da Markit.

A criação de emprego também aumentou até ao valor mais alto em quase uma década tendo em conta que as empresas reforçaram a capacidade operacional em concordância com a procura crescente e o otimismo generalizado face às perspetivas de futuro, refere.

O auge da atividade acelerou tanto no setor industrial como no de serviços, se bem que o ritmo mais acelerado.