Elétricos

Nio ES8: o anti-Tesla Model X. Para já, só na China

Com lançamento comercial marcado para o final do ano, o ES8 é o primeiro modelo de produção em grande série da Nio e aponta directamente ao Tesla Model X. Para já, o novo SUV só será vendido na China.

Autor
  • António Sousa Pereira

O Salão de Xangai acaba por constituir novo marco na ainda curta história da marca chinesa Nio, tendo aí sido lançado o seu primeiro modelo de produção em grande série. ES8 de seu nome, é um SUV de propulsão totalmente eléctrica de grandes dimensões, com 4.978 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.997 mm, apto a transportar até sete ocupantes, distribuídos por três filas de bancos.

Com chassi e carroçaria integralmente construídos em alumínio, suspensão pneumática pilotada e motores eléctricos em ambos os eixos (o que lhe garante, também, a tracção integral), o ES8 exibe linhas que incluem elementos que já vão sendo identificadores das criações da Nio, nomeadamente a moldura da grelha frontal em forma de “X”e o formato dos farolins traseiros. De notar, também, os pilares traseiros escurecidos, que contribuem para a ilusão óptica de um tejadilho flutuante, e as protecções em plástico preto da carroçaria, que lhe conferem um ar mais aventureiro.

Já o habitáculo é dominado pelo painel de instrumentos integralmente digital e pelo enorme ecrã do sistema de infoentretenimento, através do qual se controlam as principais funções do veículo. O que ajuda a explicar a presença de muitos poucos botões físicos no interior, decisivos para a criação de um ambiente minimalista.

Superdesportivo EP9 volta à carga

Para a Nio, tudo começou com o EP9, o superdesportivo eléctrico que espantou meio mundo e bateu vários recordes – incluindo o da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring para automóveis eléctricos, e o da volta mais rápida para um automóvel autónomo no Circuito das Américas. Um modelo cuja produção começou por estar limitada a apenas seis unidades, todas destinadas a investidores da startup chinesa, e a serem utilizadas em eventos promocionais. Mas, no certame chinês, a Nio anunciou a sua intenção de produzir um segundo lote de unidades do seu porta-estandarte (embora não revelando quantas), para o qual está já a aceitar pré-encomendas. Garantir um exemplar custará qualquer coisa como 1,4 milhões de euros

Embora pouco mais tenha sido adiantado pela Nio relativamente ao ES8, nomeadamente no que diz respeito à potência disponibilizada pelos seus motores, à capacidade da bateria, às prestações ou à autonomia, tendo em conta os 1.360 cv oferecidos pelo EP9, é de prever que não será difícil à marca chinesa propor uma versão do modelo capaz de ombrear com o Tesla Model X P100D de 772 cv.

E, não obstante o modelo contar com uma tomada de carregamento no guarda-lamas dianteiro esquerdo, a Nio anuncia que o ES8 disporá de uma bateria que, quando descarregada, pode facilmente ser trocada por outra carregada, pese embora nada mais refira acerca desta solução.

Preços também não foram divulgados. Apenas está garantido que o ES8 será lançado no início de 2018 e, pelo menos numa primeira fase, apenas na China, estando a linha de produção e os fornecedores já preparados para dar início à sua fabricação no final do presente ano.

Segundo a Nio, o ES8 foi já sujeito a milhares de quilómetros em testes, que incluíram amplitudes térmicas que foram dos -30° C que teve de enfrentar na região de Yakeshij, na Mongólia, aos 40° C típicos de Melbourne e Madura, na Austrália.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Autárquicas 2017

As eleições de André Ventura

Rui Ramos

Não há no que André Ventura afirmou qualquer vestígio de “racismo” ou “xenofobia”. Mas este Verão, a nossa oligarquia política precisava de inventar um Trump de palha, desse por onde desse.  

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site