Vinte crianças morreram esta sexta-feira no norte de Pretória, a capital da África do Sul. O autocarro que transportava as crianças terá começado a arder depois de colidir com um camião.

A morte de 13 crianças foi declarada no local. “Assim que o fogo foi apagado, os paramédicos descobriram que aproximadamente 13 crianças ficaram presas dentro do veículo, infelizmente, nada poderia ser feito pelas crianças e foram declaradas mortas no local”, lê-se num comunicado do Departamento de Comunicação da província de Gauteng, citado na BBC.

13 mortes foram declaradas no local. O número subiu mais tarde para 17 e agora mantém-se nos 20 mortos.

De acordo com a mesma fonte, as crianças eram do ensino primário e secundário. Uma rádio de África do Sul avança que o autocarro estaria a levar as crianças para as suas casas em Mpumalanga, depois da primeira semana de aulas numa escola em Gauteng, ainda desconhecida.

“Acredita-se que o motorista do autocarro subestimou a velocidade do camião e colidiu com ele enquanto mudava de direção”, lê-se no mesmo comunicado.

Não há ainda informações de que o número de mortos possa ser superior. As vinte mortes foram confirmadas pelos serviços de emergência e pelo Departamento de Educação da província de Gauteng. “O número de mortes da colisão na R25 voltou a subir e confirma-se 20 crianças”, pode ler-se no tweet do ER24.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acidente ocorreu na estrada R25, entre Verena e Bronkhorstspruit, na fronteira com a província de Mpumalanga. Os serviços de emergência e as autoridades já se encontram no local para apurar as causas do acidente.

Panyaza Lesufi, responsável da educação na província de Gauteng, já se manifestou através do Twitter.