Analistas americanos detetaram uma atividade incomum em imagens satélite da base nuclear em Punggye-ri, situada numa zona montanhosa no norte da Coreia do Norte. O campo de testes nucleares daquele país terá sido, em simultâneo, um campo de jogo de voleibol.

As imagens de satélite foram divulgadas pela 38 North, um projeto da Universidade John Hopkins, em Maryland, nos Estados Unidos, que está a monitorizar a Coreia do Norte.

Segundo Joe Bermúdez, um especialista da 38 North, em declarações ao The Guardian, em três pontos da zona área administrativa principal podem ver-se jogos de voleibol a decorrer: na área de apoio, no centro de comando e nos quartéis de guarda perto do centro de comando. De acordo com o especialista, esta atividade pouco comum pode ter dois significados.

Isso sugere que a instalação pode estar em modo de espera. Também sugere que estes jogos de voleibol estão a ser conduzidos pelos norte-coreanos que sabem que estamos em vigilância. Estão a enviar-nos uma mensagem a dizer que colocaram a instalação em espera ou estão a tentar enganar-nos”, disse o especialista à mesma fonte.

Na semana passada, Han Song-Ryol, vice-ministro das Relações Internacionais da Coreia do Norte informou que o país vai realizar testes de mísseis com mais frequência, o que fez aumentar as tensões com os Estados Unidos.

Coreia do Norte vai testar mísseis “semanalmente”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR