Agentes russos tentaram orientar a campanha presidencial de Donald Trump, tentando influenciar os seus colaboradores mais próximos, entre os quais o antigo conselheiro de política externa Carter Page, avançou a CNN. Segundo o canal de televisão, o assunto foi referido durante a reunião do FBI, que deu origem a um inquérito para tentar determinar se existiu “coordenação” entre os mais próximos do atual presidente e responsáveis russos durante a campanha de 2016.

Não é claro se Carter Page sabia ou não das tentativas de Moscovo de o utilizar durante a campanha presidencial de 2016, de acordo com a CNN, que cita responsáveis norte-americanos que não quiseram ser identificados.

O antigo conselheiro foi vigiado pelo FBI durante o ano passado por eventuais ligações à Rússia e faz parte do inquérito mais vasto das autoridades norte-americanas sobre as tentativas russas para influenciar as presidenciais dos Estados Unidos. Page negou os factos, que qualificou de “uma piada” na semana passada.

Segundo a CNN, vários outros conselheiros de Trump estiveram em contacto com responsáveis ou agentes russos, com uma frequência suficiente para despertar as suspeitas dos serviços de informação norte-americanos e europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR