Casa Branca 2016

Moscovo tentou influenciar conselheiros de Trump durante campanha eleitoral

Agentes russos tentaram influenciar os colaboradores mais próximos de Donald Trump -- incluindo o antigo conselheiro de política externa Carter Page -- durante a campanha presidencial de 2016.

Ron Sachs / POOL/EPA

Agentes russos tentaram orientar a campanha presidencial de Donald Trump, tentando influenciar os seus colaboradores mais próximos, entre os quais o antigo conselheiro de política externa Carter Page, avançou a CNN. Segundo o canal de televisão, o assunto foi referido durante a reunião do FBI, que deu origem a um inquérito para tentar determinar se existiu “coordenação” entre os mais próximos do atual presidente e responsáveis russos durante a campanha de 2016.

Não é claro se Carter Page sabia ou não das tentativas de Moscovo de o utilizar durante a campanha presidencial de 2016, de acordo com a CNN, que cita responsáveis norte-americanos que não quiseram ser identificados.

O antigo conselheiro foi vigiado pelo FBI durante o ano passado por eventuais ligações à Rússia e faz parte do inquérito mais vasto das autoridades norte-americanas sobre as tentativas russas para influenciar as presidenciais dos Estados Unidos. Page negou os factos, que qualificou de “uma piada” na semana passada.

Segundo a CNN, vários outros conselheiros de Trump estiveram em contacto com responsáveis ou agentes russos, com uma frequência suficiente para despertar as suspeitas dos serviços de informação norte-americanos e europeus.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site