A Guarda Civil espanhola deteve este sábado em El Espinar (Segóvia, centro) um presumível terrorista de 43 anos e origem egípcia, procurado internacionalmente, informou o Ministério do Interior espanhol. O homem é procurado pelas autoridades egípcias por alegadamente pertencer a uma organização terrorista, adiantou num comunicado.

A investigação, durante a qual foi trocada informação com os serviços de informação egípcios e alemães, permitiu saber que o detido residiu durante algum tempo noutros países europeus, como a Alemanha, onde também foi investigado.

O homem foi detido por ligações “à célula terrorista desmantelada em abril de 2002 em Hamburgo, mas foi libertado mais tarde”. O Ministério do Interior indica igualmente que ainda hoje será iniciado o processo de extradição do suspeito para o Egito.

A tutela assinala que, “uma vez mais, a colaboração internacional no âmbito da luta antiterrorista foi determinante para a neutralização de potenciais ameaças para a segurança de Espanha” e dos seus vizinhos, quer europeus, quer mediterrânicos.

Com a detenção de hoje em El Espinar, ascendem a 21 os alegados ‘jihadistas’ detidos em 15 operações realizadas em Espanha este ano, segundo o Ministério do Interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR