O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, inicia hoje uma viajem oficial ao Brasil e ao Uruguai para reforçar as relações e demonstrar o empenho de Espanha no acordo de associação entre a UE e o Mercosul.

Esta é a primeira viagem de Rajoy à América Latina desde que foi investido pela segunda vez como presidente do Governo e são as primeiras de caráter bilateral que realiza tanto ao Brasil como ao Uruguai desde finais de 2011.

O executivo de Rajoy considerou sempre a América Latina uma prioridade da política externa de Espanha, mas apesar de se ter deslocado em diversas ocasiões a esta região desde que é presidente, a maioria foi para assistir a cimeiras.

Durante as viagens, Rajoy terá oportunidade de expor a atualidade que Espanha vive, especialmente a económica, e a influência que o país tem na relação entre a UE (União Europeia) e a América Latina.

Neste contexto, Rajoy pretende deixar patente que está determinado a encurtar os prazos para que se possa assinar um acordo de associação entre a UE e o Mercosul (formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), cujas negociações foram retomadas no ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR