Um defeito de fabrico, que poderá fazer com que o travão de estacionamento eléctrico não funcione como devido, ficando bloqueado, vai obrigar a Tesla a chamar à oficina 53 mil exemplares dos Model S e Model X para rever o problema.

A informação é avançada pela Tech Crunch, que publica a missiva enviada pela marca norte-americana directamente aos proprietários dos modelos abrangidos – 31 mil dos quais nos EUA –, fabricados entre Fevereiro e Outubro de 2016 (cerca de metade dos automóveis por si produzidos o ano passado).

Nesse comunicado, a Tesla sublinha a sua convicção de que esta falha não redundará em qualquer problema de segurança para os utilizadores, e que, até ao momento, não tem registo de qualquer acidente ou dano físico ou material daí resultante. Mas também há que convir que ficar com o veículo imobilizado, por não ser possível desactivar o travão de parque, não será, propriamente, o mais agradável.

Esta acção de recall é, por isso, definida pela Tesla como “proactiva”, e como uma cautela adicional para evitar eventuais futuros problemas. A questão reside numa “pequena engrenagem” do travão de estacionamento eléctrico, fornecido pela Brembo, que terá de ser substituída porque, cedendo, impedirá o automóvel de iniciar a marcha, embora mantendo-o imobilizado e sem afectar o seu sistema de travagem convencional – aquele que assegura a redução da velocidade, ou a imobilização do veículo, durante a condução.

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Segundo a casa de Palo Alto, somente uma pequena percentagem (menos de 5%, muito provavelmente não mais do que 2%) destes 53 mil automóveis poderá estar afectada por esta peça defeituosa, pelo que a chamada de todos eles à oficina deve-se, apenas, à sua política preventiva. Salientando, igualmente, que estes poderão ser utilizados normalmente, e sem restrições, até que a peça em questão seja substituída, naturalmente sem nenhum custo para os proprietários, com a intervenção a não demorar mais de 45 minutos.

Por conhecer está a calendarização pormenorizada desta acção, sabendo-se apenas que a mesma só terminará em Outubro próximo, altura em que a Tesla terá já recebido todas as peças de substituição necessárias para a sua efectivação completa.

Ainda assim, quem tenha adquirido um Model S ou Model X produzido neste período deverá estar atento a possíveis alertas relacionados com o travão de estacionamento, emitidos pelos próprios veículos, os quais poderão ser sinónimo de falha na referida peça potencialmente defeituosa.