Os automóveis movidos exclusivamente a electricidade, fornecida por baterias, são a solução do momento para quem procura veículos não poluentes. Mas se esta é a boa notícia, pelo menos para os condutores mais preocupados com o ambiente, há algumas contrariedades que vêm associadas a esta boa nova: os carros eléctricos custam bastante mais do que os seus rivais, de dimensões similares, empurrados por motores que consomem combustíveis fósseis.

Consciente desta realidade, imagine-se o espanto quando o responsável pelos veículos eléctricos da Volkswagen, Christian Senger, afirmou que o objectivo da marca alemã “é colocar no mercado modelos eléctricos ao mesmo preço dos seus congéneres com motor de combustão, o que vai revolucionar o mercado”.

Christian Senger

A afirmação teve lugar no Salão de Xangai, onde o construtor germânico revelou o concept I.D. Crozz, um SUV concebido com base na plataforma que desenvolveu para a sua nova gama de veículos eléctricos, que surge uns meses depois da marca apresentar o I.D. Concept, um modelo com dimensões similares ao Golf, mas exclusivamente movido a electricidade. Senger declarou ainda que a Volkswagen “vai utilizar a passagem dos combustíveis tradicionais para a electricidade para reinventar a marca”.

Oferecer o I.D. pelo preço do actual Golf – mesmo realizando uma média aritmética entre a versão com potência similar a gasolina e a gasóleo, estamos a falar de 25 mil euros em Portugal –, significa comercializá-lo por valores substancialmente inferiores aos praticados pelos actuais veículos eléctricos no mercado, mesmo os mais pequenos, como o ZOE e o Leaf, hoje os mais representativos em termos de vendas.

Esta decisão, se vai complicar a vida à restante concorrência europeia, vai igualmente deixar Elon Musk de cabelos em pé, pois o Model 3, que chegará à Europa em 2018 com dimensões similares ao I.D., vai ser proposto por valores a partir de 35 mil dólares, cerca de 32.500€. Resta saber se a Volkswagen conseguirá manter esta promessa, bem como outra que Senger igualmente mencionou e que passa pela marca estar a preparar uma surpresa importante, no domínio dos veículos eléctricos, para o próximo Salão de Frankfurt, que terá lugar em Setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR