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Receitas

Empadinhas de presunto, ovo e queijo para atletas

A pensar nos dias de treino, esta receita rica em proteínas pode ser cozinhada de antemão e estar pronta para qualquer momento. Sirva-a com legumes ou fruta para obter uma refeição mais completa.

Pode facilmente adaptar esta receita de acordo com o seu gosto: substitua o presunto por salmão defumado ou transforme-a numa opção vegetariana substituindo o presunto por espinafre e queijo de cabra

Tom Hirschfeld/Nutrição e Fitness

Ingredientes (para 12 unidades):

  • batata-doce média, lavada, descascada e desfeita
  • uma colher de chá de azeite extravirgem
  • ½ colher de chá de sal marinho
  • ¼ colher de chá de pimenta-preta moída na hora
  • 12 ovos grandes
  • 110 gramas de fiambre curado, como o Parma ou prosciutto, em pedacinhos
  • 115 gramas de queijo cheddar picante ralado

Preparação:

Preaqueça o forno a 180º C. Unte levemente com spray de cozinha os 12 orifícios de um tabuleiro para queques. Numa tigela pequena, misture a batata-doce com o azeite, o sal e a pimenta-preta. Distribua uniformemente a mistura de batata-doce pelos orifícios do tabuleiro e pressione levemente. Cozinhe a mistura de batata-doce por 15-20 minutos ou até que a batata-doce adquira um tom acastanhado.

Retire o tabuleiro do forno e acrescente um ovo em cada orifício. Distribua uniformemente os pedacinhos de presunto e o queijo sobre cada um dos ovos. Coloque de novo o tabuleiro no forno durante 20-25 minutos ou até que os ovos estejam firmes. Deixe que os ovos arrefeçam à temperatura ambiente antes de servir.

Guarde o que sobrar num saco de plástico com o fecho no frigorífico durante 5 dias ou no congelador durante 2 meses, no máximo. Aqueça o forno ou no micro-ondas quando necessário.

O livro foi publicado pela ArtePlural Edições e custa 16,9€.

Receita retirada do livro “Nutrição e Fitness” (ArtePlural Edições) de Rowena Visagie, Karlien Duvenage e Shelly Meltzer.

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