Mais de dois mil alunos vão participar, na sexta-feira, no “Abraço à Floresta”, na Porta do Mezio no Parque Nacional da Peneda Gerês, uma iniciativa de sensibilização ambiental promovida pela Câmara de Arcos de Valdevez, anunciou esta segunda-feira a autarquia.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a ação, que abrange os alunos “dos diversos equipamentos educativos do concelho” pretende sensibilizar “as crianças e jovens para a preservação do meio ambiente, tornando-os participantes mais ativos na proteção dos valores naturais, nomeadamente, os valores naturais do PNPG, bem como, para a reflexão em torno de um modelo de sociedade mais sustentável”.

O “Abraço à Floresta” realiza-se pelo segundo ano, “sempre em locais emblemáticos do concelho como forma de alertar para a importância da sua preservação”.

A ação, marcada para dia 28, tem início às 09h00.

Situada a 13 quilómetros da vila de Arcos de Valdevez, e a seis da vila do Soajo, a Porta do Mezio, este ano o local escolhido para o “Abraço à Floresta”, é uma das cinco entradas existentes no Parque Nacional da Peneda Gerês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As portas são estruturas de receção ao visitante, localizadas nas principais entradas daquela área protegida.

Em 2016, segundo números recentemente divulgados pela Câmara de Arcos de Valdevez, entraram no Parque Nacional da Peneda Gerês, por aquela porta, mais de 45 mil visitantes, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O Parque Nacional da Peneda Gerês foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional. Localiza-se no noroeste de Portugal, abrangendo o território de cinco municípios.

Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo e os concelhos de Terras de Bouro e Montalegre, no distrito de Braga.

Com uma área de mais de 69 mil hectares, encerra “uma diversidade biológica destacada, uma riqueza específica elevada e um número significativo de espécies endémicas”.

O Parque Nacional da Peneda Gerês “destaca-se ainda pela extensão e pela diversidade extraordinária de habitats naturais”, evidenciando-se “as matas de carvalhos, associadas ao azevinho, ao medronheiro, ao teixo e ao sobreiro”.

Constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, em conjunto com esse Parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.

Na sexta-feira, durante o “Abraço à Floresta” decorrerá “um conjunto de atividades, em torno da temática da educação ambiental, como, ateliês, sessões de sensibilização efetuadas pelas entidades ligadas à preservação da floresta, plantação de árvores, entre outras”.

O “Parque Biológico do Mezio”, o “Local Dark Sky no território do Parque Nacional da Peneda Gerês”, o “Vozes das Pedras – Promoção e Valorização da Área Arqueológica do Mezio/Gião” e o “GNOMON – Escolas na Biosfera”, são alguns dos projetos desenvolvidos pela Porta do Mezio.

Com parque de campismo, a Porta do Mezio proporciona regularmente aos visitantes atividades de educação ambiental e de desporto de natureza, visitas guiadas, trilhos pedestres, oficinas temáticas, ‘workshops’, atividades recreativas”, entre outras.

Em 2016, o “Abraço à Floresta” juntou 2700 alunos na praia fluvial da Valeta.