O Presidente norte-americano, Donald Trump, receberá o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, depois de uma primeira conversa agressiva entre os dois líderes, em janeiro passado, anunciou esta terça-feira a Casa Branca.

A reunião terá lugar no antigo porta-aviões desmilitarizado USS Intrepid, convertido num museu, em Nova Iorque, onde Donald Trump vai assinalar o 75.º aniversário da batalha do mar do Coral durante a Segunda Guerra Mundial, indicou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

A Austrália é um dos aliados mais próximos dos EUA e Malcolm Turnbull fez parte dos primeiros dirigentes mundiais a quem Trump contactou por telefone após a sua posse, a 20 de janeiro.

No entanto, a conversa foi brutalmente interrompida por um Donald Trump furioso por ter de honrar um acordo do seu antecessor Barack Obama, a propósito do acolhimento de mais de mil refugiados banidos pela Austrália em polémicos campos nas ilhas, de acordo com a imprensa norte-americana.

Por seu lado, Turnbull relatou ter tido uma conversa “muito franca e direta”, mas desmentiu ter tido o telefone desligado na cara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR