O incêndio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo, em Trajouce, Cascais, foi circunscrito hoje de madrugada, mas deve levar “algumas horas” a ser dominado, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários da Parede.

“O incêndio foi circunscrito às 2h43. Neste momento, estamos em operações com vista ao domínio deste incêndio de forma a que perca a intensidade”, indicou o comandante Pedro Araújo à Lusa.

Embora ainda existam “pontos quentes que ardem com alguma intensidade”, o fogo “não passará do limite já atingido”, explicou.

“Vamos ainda ter algumas horas de trabalho até que o incêndio fique dominado, mas vai ser seguramente um teatro de operações que irá durante todo o dia de hoje ter trabalho”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelas 3h30 estavam 133 operacionais no terreno, apoiados por 51 veículos, acrescentou.

Pedro Araújo afirmou desconhecer-se de momento as causas do incêndio, que deflagou na noite de segunda-feira: “Não nos é permitido fazer ainda qualquer conclusão (…), até porque estamos ainda em operações de combate”.

O incêndio, cujo alerta foi dado “praticamente em simultâneo” por populares e trabalhadores da empresa às 00h32, atingiu uma “área de cerca de 3,5 hectares”, indicou Pedro Araújo.

As chamas não afetaram a estrutura da fábrica, mas o ecocentro da unidade, onde são depositados os resíduos urbanos recolhidos pelos serviços municipalizados.

“Um dado positivo é não termos tido registo de nenhuma vítima até ao momento e, por outro lado, de termos conseguido travar a progressão do incêndio antes que pudesse atingir qualquer habitação ou edifício à volta”, destacou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Parede.