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Cabelo

10 alimentos que fazem com que o cabelo cresça mais rápido

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Tal como a pele, o cabelo é afetado por tudo o que comemos. Proteínas, ómega-3, vitaminas, biotina, zinco e ferro são alguns dos nutrientes que podem fazer a diferença. Mas sabe como os pode consumir?

Os séruns e os champôs fortalecedores ajudam. Mas é a partir do interior que o cabelo se consegue manter saudável.

Timur Emek/Getty Images

O cabelo comprido vai ser (provavelmente) para sempre o eterno motor de sedução — o padrão do feminismo e da beleza da mulher — embora, ao longo da história, os cabelos curtos tenham sido sinónimo de liberdade e emancipação. E mesmo que, de tempos a tempos, as mulheres queiram voltar a essa sensação (talvez não de independência mas de, pelo menos, um pescoço mais livre), a verdade é que não há ninguém que, depois de um corte, não deseje que houvesse um acelerador de crescimento milagroso.

Tal como a pele, um cabelo saudável não depende apenas do que colocamos à superfície — com séruns e produtos fortalecedores — mas, acima de tudo, daquilo que lhe damos a partir do interior. Ou seja, e de forma muito prática, importa o que comemos. Eis 10 alimentos que deve acrescentar à sua dieta se quer incentivar o seu cabelo a crescer.

Salmão

Este peixe está repleto de ingredientes que fortalecem o cabelo, como a vitamina D e a proteína, mas o nutriente milagroso é mesmo o Ómega-3 (os ácidos graxos que o corpo não consegue produzir por iniciativa própria e que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo humano), essencial para a saúde do couro cabeludo e que estimula o crescimento dos fios.

Sementes de Chia

O salmão não é a única forma de obter uma boa dose de Ómega-3. Para os vegetarianos, há outra opção simpática, explica o site Bustle — sementes de chia ou de linho que deixam os cabelos brilhantes e saudáveis. Pode, por exemplo, adicioná-las ao seu sumo ou smoothie.

Abacate

Provavelmente a fruta mais fotografada no Instagram, vale mesmo a pena comê-la (nem que seja só para estar na moda). O site Livestrong explica que tem alta concentração de ácidos graxos e vitamina B e E, impedindo a queda de cabelo e fortalecendo o couro cabeludo. Se tiver o cabelo danificado ou muito seco, pode também fazer uma máscara, misturando um abacate picado e uma gema de ovo numa tigela. Adicione água suficiente para poder criar uma espécie de pasta e aplique nos cabelos húmidos, massajando os fios e o couro cabeludo. Deixe atuar por 20 minutos antes de enxaguar com água morna.

Ovos

Muitas pessoas que tentam acelerar o crescimento de cabelo tomam suplementos de biotina — vitamina que os ovos têm de sobra. Mas não é a clara que vai fazer com que o cabelo cresça e se mantenha bonito — é a gema. O site StyleCaster explica que comer muitas claras pode mesmo bloquear a absorção de biotina no corpo, causando a redução deste nutriente. Ou seja, ao invés de ajudar, acaba por prejudicar.

Batata doce

Graças à sua dosagem elevada de beta-caroteno (que pode ser convertido em vitamina A), evita que o cabelo fique seco e quebradiço. Além disso, também promove um couro cabeludo saudável e — aquilo que interessa — o crescimento dos fios.

Nozes, amêndoas e amendoins

Estes frutos secos são, tal como os ovos, uma grande fonte de biotina — vitamina conhecida por promover o crescimento do cabelo. As nozes em particular têm uma quantidade significativa de de Ómega-3 e vitamina E — ajudam a manter o cabelo denso e saudável.

Ostras

São afrodisíacas mas também são uma grande fonte de nutrientes como o zinco, proteínas, ferro, ácidos graxos, cálcio e vitamina C — essenciais para o cabelo forte e saudável.

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Carne vermelha

Contém elevados níveis de ferro — necessário para manter o cabelo forte e evitar a queda. Uma dieta com muito ferro pode promover o crescimento dos fios.

Vegetais verdes escuros

Coma brócolos, couve ou espinafres — diz o site Livestrong. São ricos em vitaminas A e C e beta-caroteno (como a batata doce), o que protege e ajuda o cabelo a crescer forte e saudável e, acima de tudo, ajudam na formação de sebo (o condicionador natural do nosso cabelo). Os vegetais verde escuros também são uma excelente fonte de ferro (importante para os vegetarianos, já que não o recebem da carne vermelha).

Pimentão amarelo

Se não sabia, fica a saber — o pimentão amarelo tem quase cinco vezes mais vitamina C que as laranjas (341 miligramas em oposição a 63), explica o site StyleCaster. O que é que a vitamina C vai fazer nos cabelos? Reforçar os folículos, fortalecer os fios, impedir a quebra do cabelo.

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