A casa do antigo presidente da Catalunha, Jordi Pujol, foi esta quarta-feira de manhã alvo de buscas. De acordo com o El Español, a unidade de combate à fraude financeira procura informações sobre a mulher de Pujol, Marta Ferrusola, num caso em que estão a ser investigados crimes de branqueamento de capitais e fuga ao fisco. Em causa estarão cerca de 30 milhões, num processo que já levou à detenção, na terça-feira, do filho mais velho do casal.

Na terça-feira, o juiz José de la Mata decretou “prisão incondicional” (equivalente à figura da prisão preventiva da lei portuguesa) a Jordi Pujol Ferrusola, de 59 anos. Pujol Ferrusola e a mulher, Mercé Gironés, estão a ser investigados desde 2012 pelo Ministério Público por alegado branqueamento e ocultação de capitais. Só durante a investigação, a justiça espanhola desconfia que os dois terão retirado do país (acusam-os de “subtrair e liquidar ativos”) mais de 30 milhões de euros.

A defesa de Pujol Ferrusola sempre afirmou que o dinheiro que este transferiu (alegadamente com os irmãos) para contas no estrangeiro a partir de Andorra correspondia à herança que lhe foi deixada pelo avô, Florenci Pujol.

No entanto, o Ministério Público, que no início apontava para um valor expatriado na ordem dos 14 milhões de euros, procura agora encontrar o destino e origem de 29,9 milhões de euros. Deste dinheiro, explica o El Mundo, 9,4 milhões dizem respeito a “negócios jurídicos fictícios”; 12,3 milhões a prejuízos fictícios e 8,1 milhões a “ganhos de capital não declarados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR