Vestígios num mastodonte com 130 mil anos encontrado num local de escavação em San Diego (Califórnia, Estados Unidos) fazem crer que o ser humano chegou à América do Norte mais cedo do que os cientistas acreditavam, sublinha um estudo publicado pela revista Nature. Esse estudo evidencia que os vestígios encontrados no animal parecem ter sido processados há pelo menos 130 mil anos por um hominídeo ainda por identificar. A confirmar-se esta informação, o ser humano terá chegado ao continente americano muito mais cedo do que os cientistas julgavam. Este é o registo mais antigo de humanos na América do Norte: o mais antigo antes conhecido era de há 15 mil anos.

Os vestígios, encontrados num mastodonte que viveu na Terra durante o Pleistoceno Superior, já tinham sido descobertos nos anos noventa por paleontólogos que estudaram percutores (instrumentos pré-históricos que eram usados para produzir lascas) e bigornas de pedra junto aos restos do animal. No entanto, a equipa liderada por Thomas Deméré conseguiu descobrir a data precisa desses materiais e desses vestígios. Essa datação foi conseguida através de um processo chamado datação por radiocarbono, que usa o radioisótopo carbono-14 para determinar a idade de materiais que contêm átomos de carbono.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado pela Nature, os fragmentos de ossos do mastodonte tinham fraturas em espiral, o que sugere que foram quebrados pouco depois de o animal ter sido capturado. Também foram encontrados fragmentos de molares cujas marcas provam terem sido partidos por objetos duros produzidos por humanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Essas observações coincidem com as feitas nos materiais que tinham sido recolhidos nos anos noventa, já que as bigornas e os percutores “mostram marcas de uso e impacto que não poderiam ter sido causadas por processos geológicos”.

Judy Gradwohl, presidente do Museu de História Natural de San Diego, disse que “esta descoberta está a reescrever a nossa compreensão de quando os humanos chegaram ao Mundo Novo”. O próximo passo é descobrir que espécie era esta e como chegou às Américas.