O cientista-chefe do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) afirma, em entrevista à TSF, que o sarampo é a doença que mais facilmente se transmite entre humanos e, na Semana Europeia da Imunização, reforça a mensagem sobre a importância da vacinação.

“O sarampo é a doença mais infecciosa que conhecemos. A partir do momento em que alguém a apanha espalha-se mais facilmente para as pessoas não imunizadas do que qualquer outra doença infecciosa”, refere Mike Catchpole.

“O mais importante é assegurar que toda a população levou a vacina em Portugal. Vemos que foram atingidos bons níveis de imunização, mas em muitos países temos também pequenos grupos que não são vacinados e que potenciam que a doença se espalhe rapidamente”, acrescenta o cientista-chefe.

Também no seu site, o ECDC escreve que a única maneira de prevenir doenças, incapacidades e morte por doenças que podem ser prevenidas por vacinação é através de vacinação completa e atempada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É preocupante assistir à acumulação de indivíduos não vacinados e, consequentemente, a surtos de sarampo em vários países europeus nos últimos meses”, sublinha Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças.

Nos primeiros dois meses de 2017 foram reportados 1.524 casos de sarampo em 14 países europeus. E a doença não só está a afetar crianças como adultos. E é precisamente este um dos pontos que preocupa as autoridades de saúde europeias. Andrea Ammon frisa que um dos grandes desafios para se conseguir alcançar a meta da eliminação do sarampo na Europa é “a elevada proporção de casos observados em grupos etários mais avançados. Em 2016, 28% dos casos de sarampo tinham mais de 20 anos de idade”.

Em Portugal, entre o dia 1 de janeiro e o dia 24 de abril foram notificados 87 casos de sarampo. Desses, 24 foram já confirmados — mais três do que até ao final da semana passada — e 51 deram negativo após análises. Há ainda 12 em investigação. Um doente continua internado e uma jovem de 17 anos morreu com pneumonia bilateral, em consequência da infeção por sarampo.