Um silo-auto com 1.200 lugares no polo Hospitais da Universidade de Coimbra é um dos resultados de uma parceria anunciada esta quarta-feira entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

Este silo-auto de quatro pisos, que deverá estar concluído até 30 de dezembro de 2018, terá acesso aos Hospitais da Universidade através de uma ponte pedonal com tapete rolante. Este projeto está associado à requalificação dos atuais parques e à criação de outros, que tornarão possível o estacionamento a 1.240 viaturas.

O polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) ficará assim servido com um total de 2.440 lugares.

A parceria CHUC-SUCH, que implica um investimento de 20 milhões de euros sem recurso ao Orçamento do Estado, tornará ainda possível uma requalificação dos espaços envolventes aos HUC, assim como a requalificação global do campus do polo Hospital Geral (Hospital dos Covões) e a criação nesta estrutura hospitalar de seis parques de estacionamento com um total de 580 lugares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A apresentação do projeto decorreu esta quarta-feira no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do SUCH, Paulo Sousa, que destacou que este será um projeto com partilha de receita entre o CHUC e o SUCH (para operação e amortização do investimento).

Como vantagens, Paulo Sousa destacou o privilégio da disciplina, a segurança e a garantia de acesso a utentes e familiares, funcionários e fornecedores, sem constrangimentos exagerados.

A criação de um tarifário social e eventualmente parques não pagos, assim como o benefício de determinada tipologia de utente hospitalar, são também ambições do projeto, que não pretende ser um negócio lucrativo.