O Model 3, a lançar nos EUA no último trimestre deste ano, é considerado como que a prova de fogo para a Tesla, tendo em conta os volumes de produção previstos (500 mil unidades/ano em 2018, um milhão a partir de 2020), e uma carteira de encomendas que, ao que tudo indica, rondará, actualmente, as 400 mil unidades. Mas a marca californiana parece não se ter esquecido de outro elemento fundamental para poder enfrentar este enorme salto na sua operação, e satisfazer os seus actuais e futuros adeptos: a sua rede de carregamento. Pelo que acabou de anunciar que vai praticamente duplicar, nos EUA, tanto o número de supercarregadores, como o de postos de carregamento situados em locais de “destino” (aqueles em que, previsivelmente, se poderão concentrar maior número de pessoas, como hotéis, restaurantes, resorts, etc).

Assim, e até final do ano, o território norte-americano passará a contar com 10 mil estações de supercarregamento, contra as actuais 5.400, nas quais é possível repor a carga da bateria em menos de 30 minutos. Simultaneamente, e no mesmo período temporal, passará de 9.000 para 15 mil o número de postos nos referidos “destinos”, dotados de carregadores com capacidade semelhante aos chamados domésticos, que os proprietários podem instalar nas suas residências. Em qualquer dos casos, boa parte destes novos locais de carregamento estarão operacionais já no Verão.

É extremamente importante para nós, e para a nossa missão, que o carregamento seja cómodo, abundante e fiável para todos os proprietários, actuais e futuros. Sabemos que, para que a adopção de um veículo eléctrico evoluído seja efectiva, temos de continuar a investir na infraestrutura de carregamento”, refere a casa de Palo Alto.

Alguns destas estações de supercarregadores estarão situadas junto a vias de elevada concentração de tráfego, e permitirão servir várias dezenas de modelos em simultâneo. Outras, pelo contrário, serão instaladas mais longe de auto-estradas e outras vias de comunicação importantes, de forma a permitir aos proprietários de modelos da Tesla da região carregarem mais facilmente os seus veículos, e aumentar a rede de carregadores nos centros urbanos.

Não foram adiantados quaisquer valores relativos ao investimento exigido por esta operação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR