Pelas 15h00 desta quarta-feira (20h00, em Lisboa), todos os 100 senadores estiveram na Casa Branca a convite de Donald Trump De acordo com um alto funcionário, a reunião serviu para “comunicar a gravidade da ameaça da Coreia do Norte”.

De acordo com a mesma fonte, os senadores tiveram a oportunidade de fazer “perguntas à equipa de segurança nacional”. Mais do que perceber a “natureza da ameaça”, o alto funcionário confirmou ainda à CNN que os senadores puderam perceber “que ameaça tem sido esta” e como os Estados Unidos estão a “proceder para proteger o povo americano e os parceiros na região a partir desta ameaça muito grave”.

A reunião contou com a presença dos secretários de Estado e da Defesa, Rex Tillerson e Jim Mattis, respetivamente. Também Dan Coats, diretor da Inteligência Nacional e Joseph Dunford, presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos estiveram presentes. Apesar de inicialmente não se saber se Donald Trump estaria no encontro, o presidente dos Estados Unidos foi visto a entrar e, 14 minutos depois, a sair, relatou a CNN.

Antes de entrar no autocarro que levou todos os senadores para a Casa Branca, Ben Cardin, senador de Maryland e membro do Partido Democrata, revelou a sua opinião acerca do encontro: “Eu não percebo, na verdade, qual é o jogo do presidente para fazer com que a Coreia do Norte mude de intenção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda no início desta semana, Donald Trump apelou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para aprovar sanções mais fortes à Coreia do Norte. Esta reunião foi convocada depois de novas ameaças daquele país que consistiam em afundar o porta-aviões USS Carl Vinson no dia que marcou o 85º aniversário da criação do exército da Coreia do Norte.

Trump chama todos os senadores à Casa Branca para debater Coreia do Norte